Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54844

Compartilhe esta página

Título: Caracterização química, avaliação da toxicidade aguda e atividades antinociceptivas e anti-inflamatórias do óleo essencial de folhas de Myrciaria floribunda (H. West ex Willd.) O. Berg
Autor(es): MORAES, Priscilla Glazielly dos Santos de
Palavras-chave: Dor; Inflamação; Myrtaceae; Segurança de uso
Data do documento: 27-Jun-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MORAES, Priscilla Glazielly dos Santos. Caracterização química, avaliação da toxicidade aguda e atividades antinociceptivas e anti-inflamatórias do óleo essencial de folhas de Myrciaria floribunda (H. West ex Willd.) O. Berg. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Myrciaria floribunda é uma planta amplamente distribuída em diferentes biomas brasileiros, como a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica. Além disso, ela apresenta propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anticancerígenas. Neste estudo, foram examinadas as propriedades antinociceptivas e anti-inflamatórias do óleo essencial das folhas de M. floribunda (MfEO), bem como a sua segurança de uso, por meio da realização de testes em modelos de camundongos. Para descrever o óleo essencial, utilizou-se a técnica de cromatografia gasosa-espectrometria de massa, cujos resultados revelaram que componentes como o δ-cadineno, biciclogermacreno, α-cadinol e epi-α-muurolol predominaram no perfil químico do óleo. Ao administrar uma dose de 2.000 mg/kg de peso corporal em animais para testes de toxicidade aguda, não foram observados sinais de mortalidade ou alterações fisiológicas, assim como nenhuma mudança nos parâmetros hematológicos, bioquímicos ou histológicos. O óleo essencial estimulou uma redução na nocicepção nos modelos químicos e térmicos utilizados para avaliar a atividade antinociceptiva aguda. Além disso, os resultados obtidos ao utilizar bloqueadores da via da dor para investigar o mecanismo subjacente indicaram uma atividade da via opioide. Ainda, foram observados efeitos anti-edematogênicos, redução na migração celular e inibição da geração de citocinas pró-inflamatórias, o que forneceu evidências do potencial anti-inflamatório do óleo essencial de M. floribunda. Com base nessa pesquisa, concluiu-se que o óleo essencial de M. floribunda pode aliviar efetivamente a dor aguda e a inflamação, sem causar sinais de toxicidade. Portanto, esses resultados destacam a promissora aplicação desse óleo como uma opção terapêutica no tratamento de dor e inflamação aguda.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54844
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Priscilla Glazielly dos Santos de Moraes.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons