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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54851

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA JÚNIOR, Jayme Benvenuto-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Sulamita Bernardo de-
dc.date.accessioned2024-01-29T15:04:39Z-
dc.date.available2024-01-29T15:04:39Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Sulamita Bernardo de. O protagonismo juvenil na formação da cidadania ativa e o papel social da escola pública na perspectiva da educação em direitos humanos: desafios e possibilidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54851-
dc.description.abstractA construção da cidadania ativa representa uma luta pela existência digna, e pela oportunidade de combater as profundas desigualdades e mazelas sociais, que tanto debilitam e fragilizam a sociedade. É importante buscar um caminho que desconstrua o axioma global, sustentado por um modelo social à base de um capitalismo exploratório, exacerbando o sucesso a todo custo, essa premissa, conduz o ser humano a uma existência isolada e inconsciente, curvando-se, por vezes, aos projetos que legitimam as desigualdades e injustiças. Por conseguinte, o jovem em sua formação, necessita de espaços que favoreçam seu desenvolvimento enquanto cidadão crítico e participativo, possibilitando oportunidades que promovam o desenvolvimento pessoal e social, espaços estes, que possibilitem exprimir sua opinião, expressar-se e buscar soluções para os desafios aos quais diariamente somos submetidos, esses princípios constituem eixos norteadores para os direitos humanos. Nesta ótica, a presente dissertação tem por objeto de estudo: analisar a construção da formação cidadania ativa no ambiente escolar, visto que, a educação poderá possibilitar, através das práticas decorrentes do cotidiano escolar, uma formação significativa em princípios e valores. Nesta perspectiva, vislumbramos que a escola adote um arcabouço político-pedagógico priorizando a educação democrática e participativa, esses aspectos, contemplados no projeto escolar, poderão representar uma importante ferramenta para a construção da cidadania ativa e possibilitar à educação em direitos humanos. Desta forma, a presente dissertação tem como objetivo geral: verificar a participação dos estudantes na vida escolar, como protagonistas no processo de construção da cidadania ativa, diante do exposto, constitui-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência do protagonismo juvenil em relação a construção da cidadania no contexto escolar, na perspectiva de uma educação em direitos humanos? O corpus da pesquisa foi trabalhado com estudos sobre a construção da escola democrática e a formação cidadã, os movimentos estudantis, protagonismo juvenil e da importância dos órgãos colegiados. Como referencial teórico temos como autores fundamentais Freire (1996; 2005); Costa (2000); Silva (2006; 2012; 2013; 2015) Benevides (1996; 2016), do ponto de vista metodológico, o estudo assume uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, com a realização de entrevistas em escolas públicas da região metropolitana de Pernambuco e análise dos resultados obtidos, as entrevistas foram semiestruturadas, e os dados submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Em linhas gerais, os resultados mostram que, ações pedagógicas que utilizam o protagonismo promovem ferramentas para a construção da cidadania ativa, mas é necessário que o trabalho de conscientização estabeleça relações sobre o cotidiano escolar e as repercussões sociais, valorizando o conhecimento e o contexto do estudante. Como contribuição social, este estudo traz elementos constitutivos para agregar o debate acerca da construção da cidadania na educação básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProtagonismo Juvenilpt_BR
dc.subjectEducação em Direitos Humanospt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEscola Publicapt_BR
dc.titleO protagonismo juvenil na formação da cidadania ativa e o papel social da escola pública na perspectiva da educação em direitos humanos : desafios e possibilidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Aida Maria Monteiro-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2912118323277273pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1003184503012396pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThe construction of active citizenship represents a struggle for a dignified existence, and for the opportunity to combat the deep inequalities and social ills, which weaken and weaken society. It is important to seek a path that deconstructs the global axiom, supported by a social model based on exploitative capitalism, exacerbating success at all costs, this premise leads human beings to an isolated and unconscious existence, bending, sometimes, to projects that legitimize inequalities and injustices. Therefore, young people in their formation need spaces that favor their development as a critical and participatory citizen, providing opportunities that promote personal and social development, spaces that make it possible to express their opinion, express themselves and seek solutions to challenges. to which we are subjected daily, these principles constitute guiding principles for human rights. From this perspective, the object of study of this dissertation is: to analyze the construction of active citizenship training in the school environment, since education can enable, through practices arising from everyday school life, significant training in principles and values. From this perspective, we envision that the school adopts a political-pedagogical framework prioritizing democratic and participatory education. These aspects, included in the school project, could represent an important tool for building active citizenship and enabling education in human rights. In this way, the present dissertation has the general objective: to verify the participation of students in school life, as protagonists in the process of building active citizenship. In view of the above, the following research problem is constituted: What is the influence of youth protagonism in relation to the construction of citizenship in the school context, from the perspective of human rights education? The research corpus was worked with studies on the construction of the democratic school and citizenship training, student movements, youth protagonism and the importance of collegiate bodies. As a theoretical reference, we have as fundamental authors Freire (1996; 2005); Costa (2000); Silva (2006; 2012; 2013; 2015) Benevides (1996; 2016), from a methodological point of view, the study takes a qualitative, bibliographic and documentary approach, with interviews carried out in public schools in the metropolitan region of Pernambuco and analysis of obtained results, the interviews were semi-structured, and the data subjected to content analysis (BARDIN, 2016). In general terms, the results show that pedagogical actions that use protagonism promote tools for the construction of active citizenship, but it is necessary that awareness work establishes relationships with everyday school life and social repercussions, valuing knowledge and the context of the student. As a social contribution, this study brings constitutive elements to add to the debate about the construction of citizenship in basic education.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5736286568421768pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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