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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54851

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Title: O protagonismo juvenil na formação da cidadania ativa e o papel social da escola pública na perspectiva da educação em direitos humanos : desafios e possibilidades
Authors: ALBUQUERQUE, Sulamita Bernardo de
Keywords: Protagonismo Juvenil; Educação em Direitos Humanos; Cidadania; Escola Publica
Issue Date: 25-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ALBUQUERQUE, Sulamita Bernardo de. O protagonismo juvenil na formação da cidadania ativa e o papel social da escola pública na perspectiva da educação em direitos humanos: desafios e possibilidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A construção da cidadania ativa representa uma luta pela existência digna, e pela oportunidade de combater as profundas desigualdades e mazelas sociais, que tanto debilitam e fragilizam a sociedade. É importante buscar um caminho que desconstrua o axioma global, sustentado por um modelo social à base de um capitalismo exploratório, exacerbando o sucesso a todo custo, essa premissa, conduz o ser humano a uma existência isolada e inconsciente, curvando-se, por vezes, aos projetos que legitimam as desigualdades e injustiças. Por conseguinte, o jovem em sua formação, necessita de espaços que favoreçam seu desenvolvimento enquanto cidadão crítico e participativo, possibilitando oportunidades que promovam o desenvolvimento pessoal e social, espaços estes, que possibilitem exprimir sua opinião, expressar-se e buscar soluções para os desafios aos quais diariamente somos submetidos, esses princípios constituem eixos norteadores para os direitos humanos. Nesta ótica, a presente dissertação tem por objeto de estudo: analisar a construção da formação cidadania ativa no ambiente escolar, visto que, a educação poderá possibilitar, através das práticas decorrentes do cotidiano escolar, uma formação significativa em princípios e valores. Nesta perspectiva, vislumbramos que a escola adote um arcabouço político-pedagógico priorizando a educação democrática e participativa, esses aspectos, contemplados no projeto escolar, poderão representar uma importante ferramenta para a construção da cidadania ativa e possibilitar à educação em direitos humanos. Desta forma, a presente dissertação tem como objetivo geral: verificar a participação dos estudantes na vida escolar, como protagonistas no processo de construção da cidadania ativa, diante do exposto, constitui-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência do protagonismo juvenil em relação a construção da cidadania no contexto escolar, na perspectiva de uma educação em direitos humanos? O corpus da pesquisa foi trabalhado com estudos sobre a construção da escola democrática e a formação cidadã, os movimentos estudantis, protagonismo juvenil e da importância dos órgãos colegiados. Como referencial teórico temos como autores fundamentais Freire (1996; 2005); Costa (2000); Silva (2006; 2012; 2013; 2015) Benevides (1996; 2016), do ponto de vista metodológico, o estudo assume uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, com a realização de entrevistas em escolas públicas da região metropolitana de Pernambuco e análise dos resultados obtidos, as entrevistas foram semiestruturadas, e os dados submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Em linhas gerais, os resultados mostram que, ações pedagógicas que utilizam o protagonismo promovem ferramentas para a construção da cidadania ativa, mas é necessário que o trabalho de conscientização estabeleça relações sobre o cotidiano escolar e as repercussões sociais, valorizando o conhecimento e o contexto do estudante. Como contribuição social, este estudo traz elementos constitutivos para agregar o debate acerca da construção da cidadania na educação básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54851
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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