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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54878

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Título: Formação continuada de professores/as no âmbito do Programa Criança Alfabetizada : repercussões nas práticas de ensino da leitura e da escrita no final da Educação Infantil e no 1o ano do Ensino Fundamental
Autor(es): SILVA, Risocleide Aparecida Maria da
Palavras-chave: Programa de alfabetização – Pernambuco; Professores – Formação – Pernambuco; Educação continuada; Prática de ensino – Pernambuco; Leitura – Estudo e ensino – Pernambuco; Escrita – Pernambuco
Data do documento: 30-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Risocleide Aparecida Maria da. Formação continuada de professores/as no âmbito do Programa Criança Alfabetizada: repercussões nas práticas de ensino da leitura e da escrita no final da Educação Infantil e no 1o ano do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este estudo, de natureza qualitativa, objetivou investigar as repercussões do curso de formação continuada do Programa Criança Alfabetizada (PCA) nas práticas cotidianas de ensino da leitura e da escrita de professores/as do último ano da Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa duas professoras, sendo uma de Educação Infantil - 5 anos e a outra do 1o ano do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa documental, a observação participante e a entrevista semiestruturada. O lócus investigativo deste estudo foi uma instituição escolar localizada na região agreste do Estado de Pernambuco. Percebemos, que, nas práticas da professora de Educação Infantil, estavam presentes desde a cópia da lousa até o trabalho com o Projeto Detetive das Palavras, que apresentava propostas de alfabetização e de letramento, temas presentes nas formações municipais do PCA. As práticas de ensino da leitura e da escrita da professora do 1° ano consistiam, em sua maioria, em exercícios de base tradicional, como a leitura/recitação do alfabeto e das famílias silábicas. Visualizamos as repercussões das formações do PCA em alguns momentos de suas práticas, principalmente no que se refere à utilização dos materiais do Programa (Almanaque 1). Enfatizamos que, apesar de ter sido um tema tratado nas formações do município, conforme constante nas pautas formativas, a docente retrabalhou os comandos de algumas atividades presentes no Almanaque 1 e adaptou-os à sua turma. De modo geral, havia, nas práticas das duas professoras, a presença intensa de atividades de alfabetização de base tradicional, indicando que, apesar de terem adotado algumas propostas (ainda que poucas) das formações do Programa, os elementos que prevaleceram nos processos de ensino/aprendizagem estavam mais relacionados ao que aprenderam em outros tempos e espaços profissionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54878
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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