Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54885

Compartilhe esta página

Título: Instrumentos diagnósticos clínicos em respiração oral: uma revisão de escopo
Autor(es): VALENÇA, Alice Gabriela Moraes
Palavras-chave: Respiração Bucal; Respiração Oral; Validação; Protocolos Clínicos; Diagnóstico Clínico
Data do documento: 27-Abr-2023
Citação: VALENÇA, Alice Gabriela Moraes. Instrumentos diagnósticos clínicos em respiração oral: uma revisão de escopo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Objetivo: identificar quais são os instrumentos diagnósticos clínicos (IDC) utilizados na respiração oral. Métodos: Revisão de escopo seguindo a recomendação do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews - PRISMA-SCR (2020). Foi realizada uma busca nas bases: MEDLINE, PUBMED, LILACS e SciELO, sem definição de idioma específico e sem delimitação temporal. A pergunta condutora seguiu a estratégia PCC (population, concept, context), adotando artigos que estivessem disponíveis na íntegra. Os arquivos foram exportados para o programa de gestão Rayyan Systematic Reviews. Revisão de Literatura: A amostra totalizou em 1.575 artigos, e após a remoção das duplicatas, leitura dos títulos, resumos e texto completo, restaram 21 artigos, dentro dessa amostra, foram identificados os IDC’s e suas respectivas frequências. Conclusão: Foram encontrados 7 diferentes instrumentos para diagnóstico clínico da respiração oral (MBGR, AMIOFE, Marquesan (2003), Abreu et al. (2008), QACR, protocolos próprios e propostas de validação), destes, o MBGR destacou-se pela maior quantidade de utilizações entre os pesquisadores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54885
Aparece nas coleções:(TCC) - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alice Gabriela Moraes Valença.pdf435 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons