Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54905
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Thiago dos Santos Antunes da | - |
dc.contributor.author | LIMA JUNIOR, Valdir da Rocha | - |
dc.contributor.author | SILVA, Dayane Maria Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T19:54:09Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T19:54:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, D. M. B., LIMA JUNIOR, V. R. "QUEM É A DONZELA EM PERIGO AGORA?”: miradas interseccionais para políticas identitárias em “Scooby-doo” (1969, 2002) e “Velma” (2023). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54905 | - |
dc.description | 10 | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo do pressuposto de que as produções audiovisuais veiculam discursos e formam os sujeitos que as consomem, essa pesquisa situa-se no campo das pedagogias culturais e das relações entre Cinema e Educação. Especificamente, nosso interesse recai nas recentes discussões sobre adaptações cinematográficas que, de alguma forma, se alinham às pautas identitárias (inclusão de personagens negros, LGBTQIAPN+, o protagonismo das mulheres etc.). Dessa forma, esta pesquisa visa analisar a série “Velma” (2023), o seriado televisivo “Scooby-Doo” (1969) e o live action “Scooby-Doo” (2002) a fim de pensar sobre quais os discursos reverberados na readaptação em contraste com a animação original e em que medida esses discursos implicam na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos no tempo presente. Amparados em estudos como os de Fischer (2011, 2023) e Costa (2023), analisaremos as essas produções a partir do olhar das pedagogias culturais e da abordagem interseccional. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interseccional | pt_BR |
dc.title | “Quem é a donzela em perigo agora?”: miradas interseccionais para políticas identitárias em “Scooby-doo” (1969, 2002) e “Velma” (2023) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0480916077537924 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3395222081551479 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7110901539443526 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Based on the assumption that audiovisual productions convey discourses and form the subjects who consume them, this research is situated within the field of cultural pedagogies and the relationship between Cinema and Education. Specifically, our interest lies in recent discussions about film adaptations that, in some way, align with identity guidelines (such as inclusion of black characters, LGBTQIAPN+, the protagonism of women, among others). Thus, this research aims to analyze the series “Velma” (2023), the television series “Scooby-Doo” (1969) and the live action “Scooby Doo” (2002) in order to think about which discourses resonate in the readaptation in contrast to the original animation and to what extent these discourses imply in the formation of children, adolescents, young people and adults in the present time. Supported by studies such as those by Fischer (2011, 2023) and Costa (2023), we will analyze these productions from the perspective of cultural pedagogies and the intersectional approach. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DFSFE) - Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0000-6891-4288 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-3172-2144 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - DAYANE _VALDIR.pdf | “QUEM É A DONZELA EM PERIGO AGORA?”: MIRADAS INTERSECCIONAIS PARA POLÍTICAS IDENTITÁRIAS EM “SCOOBY-DOO” (1969, 2002) E “VELMA” (2023) | 454,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons