Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54905

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Thiago dos Santos Antunes da-
dc.contributor.authorLIMA JUNIOR, Valdir da Rocha-
dc.contributor.authorSILVA, Dayane Maria Bezerra da-
dc.date.accessioned2024-01-30T19:54:09Z-
dc.date.available2024-01-30T19:54:09Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-11-08-
dc.identifier.citationSILVA, D. M. B., LIMA JUNIOR, V. R. "QUEM É A DONZELA EM PERIGO AGORA?”: miradas interseccionais para políticas identitárias em “Scooby-doo” (1969, 2002) e “Velma” (2023). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54905-
dc.description10pt_BR
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que as produções audiovisuais veiculam discursos e formam os sujeitos que as consomem, essa pesquisa situa-se no campo das pedagogias culturais e das relações entre Cinema e Educação. Especificamente, nosso interesse recai nas recentes discussões sobre adaptações cinematográficas que, de alguma forma, se alinham às pautas identitárias (inclusão de personagens negros, LGBTQIAPN+, o protagonismo das mulheres etc.). Dessa forma, esta pesquisa visa analisar a série “Velma” (2023), o seriado televisivo “Scooby-Doo” (1969) e o live action “Scooby-Doo” (2002) a fim de pensar sobre quais os discursos reverberados na readaptação em contraste com a animação original e em que medida esses discursos implicam na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos no tempo presente. Amparados em estudos como os de Fischer (2011, 2023) e Costa (2023), analisaremos as essas produções a partir do olhar das pedagogias culturais e da abordagem interseccional.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectAbordagem interseccionalpt_BR
dc.title“Quem é a donzela em perigo agora?”: miradas interseccionais para políticas identitárias em “Scooby-doo” (1969, 2002) e “Velma” (2023)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0480916077537924pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3395222081551479pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7110901539443526pt_BR
dc.description.abstractxBased on the assumption that audiovisual productions convey discourses and form the subjects who consume them, this research is situated within the field of cultural pedagogies and the relationship between Cinema and Education. Specifically, our interest lies in recent discussions about film adaptations that, in some way, align with identity guidelines (such as inclusion of black characters, LGBTQIAPN+, the protagonism of women, among others). Thus, this research aims to analyze the series “Velma” (2023), the television series “Scooby-Doo” (1969) and the live action “Scooby Doo” (2002) in order to think about which discourses resonate in the readaptation in contrast to the original animation and to what extent these discourses imply in the formation of children, adolescents, young people and adults in the present time. Supported by studies such as those by Fischer (2011, 2023) and Costa (2023), we will analyze these productions from the perspective of cultural pedagogies and the intersectional approach.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DFSFE) - Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-6891-4288pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-3172-2144pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DAYANE _VALDIR.pdf“QUEM É A DONZELA EM PERIGO AGORA?”: MIRADAS INTERSECCIONAIS PARA POLÍTICAS IDENTITÁRIAS EM “SCOOBY-DOO” (1969, 2002) E “VELMA” (2023)454,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons