Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54905

Share on

Title: “Quem é a donzela em perigo agora?”: miradas interseccionais para políticas identitárias em “Scooby-doo” (1969, 2002) e “Velma” (2023)
Authors: LIMA JUNIOR, Valdir da Rocha
SILVA, Dayane Maria Bezerra da
Keywords: Audiovisual; Movimentos sociais; Abordagem interseccional
Issue Date: 29-Sep-2023
Citation: SILVA, D. M. B., LIMA JUNIOR, V. R. "QUEM É A DONZELA EM PERIGO AGORA?”: miradas interseccionais para políticas identitárias em “Scooby-doo” (1969, 2002) e “Velma” (2023). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Partindo do pressuposto de que as produções audiovisuais veiculam discursos e formam os sujeitos que as consomem, essa pesquisa situa-se no campo das pedagogias culturais e das relações entre Cinema e Educação. Especificamente, nosso interesse recai nas recentes discussões sobre adaptações cinematográficas que, de alguma forma, se alinham às pautas identitárias (inclusão de personagens negros, LGBTQIAPN+, o protagonismo das mulheres etc.). Dessa forma, esta pesquisa visa analisar a série “Velma” (2023), o seriado televisivo “Scooby-Doo” (1969) e o live action “Scooby-Doo” (2002) a fim de pensar sobre quais os discursos reverberados na readaptação em contraste com a animação original e em que medida esses discursos implicam na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos no tempo presente. Amparados em estudos como os de Fischer (2011, 2023) e Costa (2023), analisaremos as essas produções a partir do olhar das pedagogias culturais e da abordagem interseccional.
Description: 10
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54905
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - DAYANE _VALDIR.pdf“QUEM É A DONZELA EM PERIGO AGORA?”: MIRADAS INTERSECCIONAIS PARA POLÍTICAS IDENTITÁRIAS EM “SCOOBY-DOO” (1969, 2002) E “VELMA” (2023)454,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons