Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54909

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Janayna-
dc.contributor.authorSILVA, Thayane Phamella-
dc.date.accessioned2024-01-30T20:21:53Z-
dc.date.available2024-01-30T20:21:53Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.date.submitted2023-12-07-
dc.identifier.citationSILVA, T. P. Gênero e Currículo: uma análise do discurso de gênero no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54909-
dc.description.abstractA partir de questionamentos levantados durante a graduação de licenciatura em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, o presente trabalho realiza uma análise do discurso de gênero no currículo do curso de pedagogia da UFPE, relacionando as produções nos campos de Ensino, Pesquisa e Extensão – no período de 2015 a 2022, e minha própria vivência curricular, no período de 2018 a 2023. Para tanto, acionamos um panorama teórico situado no campo pós-estruturalista, que percebe os conceitos de gênero como categoria multidimensional constantemente construída e retomada, primariamente ligada à construção de sujeitos e relações sociais; currículo como arena em disputa, vitalmente associado à construção das identidades e manutenção da ordem do discurso, por sua vez entendido como aquilo que manifesta ou oculta o desejo e também é objeto do desejo, isto porque está intimamente ligado ao poder, traduzindo as lutas e, simultaneamente, aquilo pelo qual se luta.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleGênero e Currículo: uma análise do discurso de gênero no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0431569973224746pt_BR
dc.description.abstractxBased on questions raised during the undergraduate degree in pedagogy at the Federal University of Pernambuco, this work carries out an analysis of the gender discourse in the curriculum of the pedagogy course at UFPE, relating productions in the fields of Teaching, Research and Extension – in period from 2015 to 2022, and my own curricular experience, in the period from 2018 to 2023. To this end, we use a theoretical panorama located in the post-structuralist field, which perceives the concepts of gender as a multidimensional category constantly constructed and resumed, primarily linked to construction of subjects and social relations; curriculum as an arena in dispute, vitally associated with the construction of identities and maintenance of the order of discourse, in turn understood as that which manifests or hides desire and is also the object of desire, this is because it is intimately linked to power, translating the struggles and , simultaneously, what we fight for.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Thayane Phamella da Silva.pdf207,91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons