Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54909
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Janayna | - |
dc.contributor.author | SILVA, Thayane Phamella | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T20:21:53Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T20:21:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, T. P. Gênero e Currículo: uma análise do discurso de gênero no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54909 | - |
dc.description.abstract | A partir de questionamentos levantados durante a graduação de licenciatura em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, o presente trabalho realiza uma análise do discurso de gênero no currículo do curso de pedagogia da UFPE, relacionando as produções nos campos de Ensino, Pesquisa e Extensão – no período de 2015 a 2022, e minha própria vivência curricular, no período de 2018 a 2023. Para tanto, acionamos um panorama teórico situado no campo pós-estruturalista, que percebe os conceitos de gênero como categoria multidimensional constantemente construída e retomada, primariamente ligada à construção de sujeitos e relações sociais; currículo como arena em disputa, vitalmente associado à construção das identidades e manutenção da ordem do discurso, por sua vez entendido como aquilo que manifesta ou oculta o desejo e também é objeto do desejo, isto porque está intimamente ligado ao poder, traduzindo as lutas e, simultaneamente, aquilo pelo qual se luta. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.title | Gênero e Currículo: uma análise do discurso de gênero no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0431569973224746 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Based on questions raised during the undergraduate degree in pedagogy at the Federal University of Pernambuco, this work carries out an analysis of the gender discourse in the curriculum of the pedagogy course at UFPE, relating productions in the fields of Teaching, Research and Extension – in period from 2015 to 2022, and my own curricular experience, in the period from 2018 to 2023. To this end, we use a theoretical panorama located in the post-structuralist field, which perceives the concepts of gender as a multidimensional category constantly constructed and resumed, primarily linked to construction of subjects and social relations; curriculum as an arena in dispute, vitally associated with the construction of identities and maintenance of the order of discourse, in turn understood as that which manifests or hides desire and is also the object of desire, this is because it is intimately linked to power, translating the struggles and , simultaneously, what we fight for. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Thayane Phamella da Silva.pdf | 207,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons