Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54909

Comparte esta pagina

Título : Gênero e Currículo: uma análise do discurso de gênero no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco
Autor : SILVA, Thayane Phamella
Palabras clave : Gênero; Currículo; Análise do discurso; Pedagogia; Formação Docente
Fecha de publicación : 22-sep-2023
Citación : SILVA, T. P. Gênero e Currículo: uma análise do discurso de gênero no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A partir de questionamentos levantados durante a graduação de licenciatura em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, o presente trabalho realiza uma análise do discurso de gênero no currículo do curso de pedagogia da UFPE, relacionando as produções nos campos de Ensino, Pesquisa e Extensão – no período de 2015 a 2022, e minha própria vivência curricular, no período de 2018 a 2023. Para tanto, acionamos um panorama teórico situado no campo pós-estruturalista, que percebe os conceitos de gênero como categoria multidimensional constantemente construída e retomada, primariamente ligada à construção de sujeitos e relações sociais; currículo como arena em disputa, vitalmente associado à construção das identidades e manutenção da ordem do discurso, por sua vez entendido como aquilo que manifesta ou oculta o desejo e também é objeto do desejo, isto porque está intimamente ligado ao poder, traduzindo as lutas e, simultaneamente, aquilo pelo qual se luta.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54909
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Thayane Phamella da Silva.pdf207,91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons