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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54916

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Karina Moutinho-
dc.contributor.authorBATISTA, Gessivânia de Moura-
dc.date.accessioned2024-01-31T12:37:12Z-
dc.date.available2024-01-31T12:37:12Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationBATISTA, Gessivânia de Moura. Imaginando um futuro profissional: o olhar de uma jovem com cegueira congênita. 2023. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54916-
dc.description.abstractEm uma sociedade projetada para pessoas que enxergam, aquelas que têm deficiência visual, rotineiramente, vivenciam as barreiras do capacitismo e das precárias condições de acessibilidade nas diversas esferas sociais. No que tange ao exercício de uma profissão, é sabido que, na juventude, comumente inicia-se o processo de escolha por uma área a seguir. Nesta direção, delimitamos enquanto objetivo geral da presente tese investigar, à luz da integração entre os modelos da expansão da experiência e o Trajectory Equifinality Model – TEM, como uma jovem com cegueira congênita imagina seu futuro profissional. Utilizamos como método um estudo de caso, seguindo uma abordagem idiográfica e qualitativa. A participante recebeu o codinome de CCF, e na ocasião do estudo, tinha 20 anos de idade, havia concluído o ensino médio e vivenciava os dilemas em torno da construção de uma carreira profissional. Todo o processo de construção de dados se deu de forma remota, através das plataformas Google Meet e WhatsApp. Utilizamos cinco roteiros de entrevistas semiestruturadas, dois vídeos que contavam as histórias de pessoas com cegueira congênita que desempenham atividades profissionais, e os instrumentos “um recado para mim e um recado para você”, desenvolvidos nesta investigação com o intuito de gatilhar processos imaginativos. Os dados foram analisados a partir do entrecruzamento dos modelos teórico-metodológico-analítico TEM, desenvolvido por Sato e colaboradores, e o loop da expansão da experiência – aqui reconhecida como espiral imaginativa – desenvolvida por Zittoun e colaboradores. Os resultados apontaram que a jovem prospectou um futuro enquanto locutora de rádio e, quanto a isso, empreendeu as seguintes ações: iniciou um curso de locução e sonoplastia; visitou uma rádio comunitária e apresentou um quadro onde entrevistava pessoas cegas a fim de conhecer suas histórias. No seu curso de vida, também houveram situações que nomeamos de trajetórias interrompidas, pois alguns fatores socioculturais, tais como o capacitismo, dificuldades financeiras e as precárias condições de inclusão escolar e laboral, dificultaram e/ou impediram a realização de alguns de seus projetos. Entretanto, concluímos que, nas construções simbólicas realizadas pela participante, ela reconhece, em seu percurso, a existência de dificuldades, mas, sobretudo, de potencialidades. Enquanto autora de sua própria história, CCF continuamente se reinventa, reorienta seu curso de vida e prospecta caminhos de múltiplas possibilidades e oportunidades, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectFuturo profissionalpt_BR
dc.subjectCegueira congênitapt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectTrajetória de vidapt_BR
dc.titleImaginando um futuro profissional : o olhar de uma jovem com cegueira congênitapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coTAVARES, Liliana Barros-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4189321849708761pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2482981291235750pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxIn a society designed for people who are able to see, those who have visual impairments daily face the barriers of ableism and the precarious accessibility conditions in the various social spheres. When it comes to pursuing a profession, it is well known that in youth, young people often begin the process of choosing an area to follow. With this in mind, we delimited that the general objective of this thesis is to investigate, through the integration between the models of the expansion of experience and the Trajectory Equifinality Model – TEM, of how a young woman with congenital blindness envisions her professional future. The chosen method that we used was a case study, followed by an idiographic and qualitative approach. The participant was given the alias CCF, and at the time of the study, she was 20 years old, had finished high school and was experiencing the dilemmas surrounding the construction of a professional career. The entire data construction process took place remotely, via the Google Meet and WhatsApp platforms. We used five semi-structured interview scripts, two videos depicting the stories of people with congenital blindness who carry out professional activities and the instruments "a message for me and a message for you", developed in this investigation, in order to trigger imaginative processes. The data was analyzed from the intertwining of the theoretical- methodological-analytical TEM models, developed by Sato and collaborators and the experience expansion loop – here recognized as an imaginative spiral – developed by Zittoun and collaborators. The results indicated that the young woman envisioned a future as a radio announcer, and, in this regard, she took the following actions: started a voiceover and sound design course; visited a community radio station and presented a panel where he interviewed blind people in order to learn about their stories. During his life, there were also situations that we call interrupted trajectories, as some sociocultural factors, such as ableism, financial difficulties and precarious conditions of school and work inclusion, made it difficult and/or prevented the realization of some of his projects. However, we conclude that, in the symbolic constructions carried out by the participant, she recognizes, along the way, the existence of difficulties, but, above all, of potential. As the author of her own story, CCF continually reinvents herself, reorients her life course and explores paths of multiple possibilities and opportunities, both personally and professionally.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5915081136034662pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

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