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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55014
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Jamerson Antônio de Almeida da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Tatianne Amanda Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T16:53:02Z | - |
dc.date.available | 2024-02-05T16:53:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Tatianne Amanda Bezerra da. A expansão da educação superior pública nos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff: a interiorização da Universidade Federal de Pernambuco e suas implicações para o trabalho docente. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55014 | - |
dc.description.abstract | Os governos Lula da Silva marcaram uma expansão inédita e contraditória das universidades federais brasileiras, com a criação de 14 novas universidades e 126 novos campi. Entre 2011 e 2014, no governo Dilma Rousseff, foram criadas mais 4 novas universidades e 47 novos campi. Tal expansão promoveu o acesso das camadas populares ao ensino superior, levando as universidades federais a regiões do país onde a oferta de vagas públicas era escassa, sendo essa uma marca importante do projeto neoliberal desenvolvimentista, mas que implicou profundamente o trabalho docente e próprio modelo de universidade. Esta tese de doutorado analisou a dinâmica de expansão interiorizada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e suas repercussões para o trabalho docente no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e no Centro Acadêmico de Vitória (CAV). Utilizamos como marco teórico-epistemológico o materialismo histórico-dialético e como caminho metodológico recorremos à pesquisa documental e de campo, através da aplicação de questionários (Google Forms) com 22 docentes das unidades interiorizadas UFPE e de entrevistas semiestruturas com as 2 diretorias dos Centros do interior (Google Meet). Para analisar dos dados, fizemos uso das três categorias fundamentais do método de Marx, a saber: totalidade, mediação e contradição. As conclusões evidenciam que a dinâmica de expansão interiorizada adotada pela UFPE foi definida conforme os limites estabelecidos pela expansão da educação superior dos governos neoliberais desenvolvimentistas de Lula da Silva, cuja base encontra-se na estrutura enxuta de Núcleos Acadêmicos e cujas repercussões se fazem sentir do ponto de vista da desproporção de servidores por alunos, dos indicadores acadêmicos díspares, da intensificação do trabalho docente e do acesso restrito a recursos financeiros e de infraestrutura nos campi interiorizados da universidade. Esse cenário tem refletido, igualmente, no relativo rebaixamento das condições para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão no CAA e no CAV, assim como na insuficiência de políticas institucionais efetivas voltadas para as especificidades do interior. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Política da educação | pt_BR |
dc.subject | Condições do trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.title | A expansão da educação superior pública nos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff : a interiorização da Universidade Federal de Pernambuco e suas implicações para o trabalho docente | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3193940723617058 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8911040109047998 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Los gobiernos de Lula da Silva marcaron una expansión sin precedentes y contradictoria de las universidades federales brasileñas, con la creación de 14 nuevas universidades y 126 nuevos campus. Entre 2011 y 2014, durante el gobierno de Dilma Rousseff, se crearon 4 nuevas universidades y 47 nuevos campus. Esta expansión impulsó el acceso de las clases populares a la educación superior, llevando las universidades federales a regiones del país que la oferta de plazas públicas era escasa, siendo esta una marca importante del proyecto desarrollista neoliberal, pero que involucró profundamente la labor docente y el propio modelo de universidad. Esta tesis doctoral analizó la dinámica de expansión internalizada de la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE) y sus repercusiones para la labor docente en el Centro Académico do Agreste (CAA) y el Centro Académico de Vitória (CAV). Utilizamos el materialismo histórico-dialéctico como marco teórico-epistemológico y como camino metodológico recurrimos a la investigación documental y de campo, mediante la aplicación de cuestionarios (Google Forms) con 22 docentes de las unidades internalizadas de la UFPE y entrevistas semiestructuradas con los 02 directores de los Centros aislados de la ciudad (Google Meet). Para analizar los datos hicimos uso de las tres categorías fundamentales del método de Marx, a saber: totalidad, mediación y contradicción. Las conclusiones muestran que la dinámica de expansión internalizada adoptada por la UFPE se definió según los límites establecidos por la expansión de la educación superior bajo los gobiernos desarrollistas neoliberales de Lula da Silva, cuya base se encuentra en la estructura magra de los Centros Académicos y cuyas repercusiones son sentidas desde el punto de vista de la desproporción de servidores por estudiantes, indicadores académicos dispares, la intensificación del trabajo docente y el acceso restringido a recursos financieros y de infraestructura en los campus internalizados de la universidad. Este escenario también se ha reflejado en la relativa rebaja de las condiciones para la realización de actividades de docencia, investigación y extensión en el CAA y CAV, así como en la insuficiencia de políticas institucionales efectivas orientadas a las especificidades del interior. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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