Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55014

Share on

Title: A expansão da educação superior pública nos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff : a interiorização da Universidade Federal de Pernambuco e suas implicações para o trabalho docente
Authors: SILVA, Tatianne Amanda Bezerra da
Keywords: Educação superior; Política da educação; Condições do trabalho docente; Universidade Federal de Pernambuco
Issue Date: 6-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Tatianne Amanda Bezerra da. A expansão da educação superior pública nos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff: a interiorização da Universidade Federal de Pernambuco e suas implicações para o trabalho docente. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Os governos Lula da Silva marcaram uma expansão inédita e contraditória das universidades federais brasileiras, com a criação de 14 novas universidades e 126 novos campi. Entre 2011 e 2014, no governo Dilma Rousseff, foram criadas mais 4 novas universidades e 47 novos campi. Tal expansão promoveu o acesso das camadas populares ao ensino superior, levando as universidades federais a regiões do país onde a oferta de vagas públicas era escassa, sendo essa uma marca importante do projeto neoliberal desenvolvimentista, mas que implicou profundamente o trabalho docente e próprio modelo de universidade. Esta tese de doutorado analisou a dinâmica de expansão interiorizada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e suas repercussões para o trabalho docente no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e no Centro Acadêmico de Vitória (CAV). Utilizamos como marco teórico-epistemológico o materialismo histórico-dialético e como caminho metodológico recorremos à pesquisa documental e de campo, através da aplicação de questionários (Google Forms) com 22 docentes das unidades interiorizadas UFPE e de entrevistas semiestruturas com as 2 diretorias dos Centros do interior (Google Meet). Para analisar dos dados, fizemos uso das três categorias fundamentais do método de Marx, a saber: totalidade, mediação e contradição. As conclusões evidenciam que a dinâmica de expansão interiorizada adotada pela UFPE foi definida conforme os limites estabelecidos pela expansão da educação superior dos governos neoliberais desenvolvimentistas de Lula da Silva, cuja base encontra-se na estrutura enxuta de Núcleos Acadêmicos e cujas repercussões se fazem sentir do ponto de vista da desproporção de servidores por alunos, dos indicadores acadêmicos díspares, da intensificação do trabalho docente e do acesso restrito a recursos financeiros e de infraestrutura nos campi interiorizados da universidade. Esse cenário tem refletido, igualmente, no relativo rebaixamento das condições para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão no CAA e no CAV, assim como na insuficiência de políticas institucionais efetivas voltadas para as especificidades do interior.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55014
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Tatianne Amanda Bezerra da Silva.pdf5,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons