Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55060

Share on

Title: A representação das mulheres na publicidade exterior e nas intervenções urbanas: um estudo comparativo interseccional e multimodal entre as cidades de Natal, Recife (Brasil) e Barcelona (Espanha)
Other Titles: La representación de las mujeres en la publicidad exterior y en las intervenciones urbanas: un estudio comparativo, interseccional y multimodal entre las ciudades de Natal, Recife (Brasil) y Barcelona (España)
Authors: NUNES, Patrícia de Souza
GOMES, Isaltina Maria de Azevedo Mello
GARCÍA, Nicolás Lorite
Keywords: Publicidade exterior; Intervenção urbana; Mulheres; Discurso; Interseccionalidade
Abstract: Neste artigo objetivamos estudar as imagens de mulheres na publicidade exterior e nas intervenções urbanas, perceber os discursos recorrentes, fenótipos e identificar as ausências e presenças de marcadores sociais da diferença. Observamos as cidades brasileiras de Natal (Rio Grande do Norte) e Recife (Pernambuco), em comparação com a cidade espanhola de Barcelona (Catalunha). Utilizamos a etnografia para o mapeamento e coleta dos dados, cujo período corresponde a abril de 2021 a novembro de 2022. Adotamos parte da metodologia multimodal (análise da emissão) e recorremos à perspectiva interseccional para refletir criticamente sobre as imagens. Concluímos que as intervenções urbanas apresentam temas emergentes do universo das mulheres, como o feminicídio e o racismo, e direcionam à educação feminista, ou seja, elas surgem como contraponto discursivo às imagens de submissão de mulheres propagadas pela publicidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55060
ISSN: 2011-7574
Appears in Collections:Artigos de periódicos (CAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_NUNES-Inv&Des.2023.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons