Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55094

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Daniela Maria-
dc.contributor.authorSILVA, Glênio Vilas Boas da-
dc.date.accessioned2024-02-08T17:26:57Z-
dc.date.available2024-02-08T17:26:57Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, Glênio Vilas Boas da. Socializações e(m) Percepção Musical: um estudo sobre as estratégias de ensino de música na educação básica. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55094-
dc.description.abstractAliado à crescente produção científica do campo da educação musical dos últimos anos, os estudos e pesquisas sobre a disciplina Percepção Musical têm se destacado. A disciplina Percepção Musical é uma disciplina bastante presente nos cursos de graduação e formação inicial em Música no Brasil, bem como em outras modalidades de cursos de Música, sendo ela considerada uma disciplina base na formação de músicos. Entende-se também que, ao se pensar na formação docente do professor de música, que cumpre as dimensões dessa disciplina em sua formação, é necessário ter um olhar para o professor de música como um agente que possui representações sociais construídas ao longo de sua formação musical e pessoal. . Partindo desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o lugar da disciplina Percepção Musical nas estratégias mobilizadas por professores de música do ensino básico de Petrolina e Juazeiro, relacionando-as com suas trajetórias sociais e formativas. Os resultados da pesquisa apontaram que esses lugares representativos são multiformes, frutos de tensões, alegrias, descobertas e transformações sofridas por esses professores ao longo de suas trajetórias. As estratégias de ensino mobilizadas por eles acabam por refletir contornos diversos a respeito da percepção musical tais como: a ênfase e importância da leitura de partituras, a ênfase em uma escuta musical mais ativa ou a ampliação de possibilidades sonoras. Tendo em vista a escassez de estudos dedicados a esse nível de ensino, essa pesquisa contribui para aprofundar o debate sobre a disciplina Percepção Musical no contexto da educação básica e das socializações da formação docente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepção Musicalpt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectTrajetórias formativaspt_BR
dc.subjectProfessores de músicapt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.titleSocializações e(m) Percepção Musical : um estudo sobre as estratégias de ensino de música na educação básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6574397807548067pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6005212589449904pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxIn conjunction with the growing scientific production in the field of music education in recent years, studies and research on the subject of Musical Perception have gained prominence. Musical Perception is a prevalent subject in undergraduate and initial music education programs in Brazil, as well as in other music-related courses, considered a foundational discipline in musician training. It is also understood that, when considering the teacher's education in music, encompassing the dimensions of this subject in their training, it is necessary to take into account the music teacher as an agent with socially constructed representations developed throughout their musical and personal formation. Based on this perspective, this research aimed to analyze the role of Musical Perception in the strategies employed by music teachers in basic education in Petrolina and Juazeiro, relating them to their social and formative trajectories. The research results indicated that these representative roles are diverse, stemming from tensions, joys, discoveries, and transformations experienced by these teachers throughout their journeys. The teaching strategies employed by them end up reflecting various contours regarding musical perception, such as the emphasis and importance of reading sheet music, an emphasis on more active musical listening, or the expansion of sonic possibilities. Given the scarcity of studies dedicated to this level of education, this research contributes to furthering the discussion on Musical Perception in the context of basic education and the socialization of teacher training.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Glênio Vilas Boas da Silva.pdf1,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons