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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55101

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Título: "Mogli, o menino lobo": A utilização da animação como ferramenta didática no ensino sobre Biodiversidade
Autor(es): BORGES, Pedro Augusto do Nascimento
Palavras-chave: Educação; Diversidade biológica; Filme de animação; Recurso didático
Data do documento: 26-Set-2023
Citação: BORGES, Pedro Augusto do Nascimento. "Mogli, o menino lobo": a utilização da animação como ferramenta didática no ensino sobre biodiversidade. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: A biodiversidade trata da variedade de formas de vidas presentes no planeta, essa temática é importante para ser discutida na educação básica, devido seu caráter informativo e interdisciplinar, apresentando a riqueza biológica do mundo e estimulando a conscientização acerca da preservação e conservação da fauna e flora. Para abordar esse assunto, é necessário utilizar estratégias e ferramentas que facilitem a compreensão do conteúdo, por exemplo, filmes como recurso didático, pois  colabora ativamente para o processo de ensino-aprendizagem, por trazer um olhar dinâmico e interativo para os conteúdos científicos. Nessa perspectiva, a pesquisa almeja realizar uma análise do filme “Mogli, o menino lobo” para se refletir sobre o uso  de animação no ensino de Biodiversidade e verificar a sua potencialidade como ferramenta didática, através da contextualização da temática proposta com outros conteúdos presentes nesta obra, além de investigar acerca de similaridades e associações com a biodiversidade nativa do Brasil. A metodologia foi de abordagem qualitativa  de caráter descritivo e observacional captando o máximo de informações e detalhes inferindo categorias. O filme de animação analisada traz em seu enredo e elementos narrativos como cenários, personagens, interações e trilha sonora, diversos assuntos e representações de conteúdos científicos apresentados na sala de aula, sendo possível discutir aspectos morfológicos, ecológicos, sociais e subjetivos com os alunos. Esses conceitos podem ser aplicados pelo docente utilizando-os para ampliar a aprendizagem e transformá-la em um processo leve e prazeroso, por conta do lado lúdico que o recurso apresenta, ele proporciona a estimulação do interesse e a curiosidade dos estudantes acerca dos assuntos de Ciências e Biologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55101
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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