Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55106
Compartilhe esta página
Título: | Questão urbana e injustiças territoriais : a (in)mobilidade das mulheres negras nas cidades |
Autor(es): | SILVA, Mércia Maria Alves da |
Palavras-chave: | Cidades – aspectos sociais; Mulheres; Urbanismo |
Data do documento: | 1-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Mércia Maria Alves da. Questão urbana e injustiças territoriais: a (in)mobilidade das mulheres negras nas cidades. 2023. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta tese tem como centralidade as desigualdades de gênero no espaço urbano, em especial as interdições das mulheres negras em sua mobilidade urbana. Problematizamos como a cidade é expressão constitutiva, material e simbólica do sistema de dominação-exploração que se estrutura por meio das desigualdades de classe, gênero e raça, promovendo processos segregatórios e de violência sexista profundamente racializados na vivência territorial, além de a dimensão espacial reproduzir as construções sociais e representações sob a ótica do binarismo das categorias de sexos. Para a apreensão do real, trabalhamos com elementos que expressam as experiências das mulheres negras na mobilidade urbana, que diz respeito ao ir e vir do local de moradia ao trajeto cotidiano em razão da vida produtiva e da reprodução social e de cuidados. A perspectiva adotada para o estudo da questão social urbana considera a desigualdade de gênero na mobilidade e para uso do transporte coletivo, incluindo a diferença de tempo socialmente gasto, entre homens e mulheres, ancorada na interseccionalidade das opressões e alinhada às preocupações do feminismo negro e antirracista. O objetivo geral do trabalho é analisar as tendências e contradições do modelo de urbanização sobre o sistema de transporte coletivo e as inflexões que são provocadas no cotidiano de mobilidade das mulheres populares e negras para sua produção e reprodução social, considerando a interseccionalidade de classe, raça e gênero/vivência sexual. Para tanto, recorremos à realização de pesquisa documental em três jornais locais, observação da circulação em dois terminais integrados de passageiros(as) na cidade do Recife e quinze entrevistas, sendo dez com militantes feministas e cinco usuárias, não militantes, do transporte coletivo. Os resultados apontam que as mulheres populares e negras vivenciam a mobilidade urbana em condições inseguras, precárias e violentas. As mulheres denunciam situações como: crescente medo frente aos riscos de violências físicas – roubos, abusos sexuais, importunações, estupros – a qualquer hora do dia e em qualquer local;e o tempo de desgaste e exposição gerados pela precariedade dos transportes públicos e coletivos na sua dinâmica cotidiana. Neste termos, concluímos que as mulheres vivenciam, de modo diferente e desigual e em termos de tempo e espaço, os deslocamentos cotidianos na cidade, em razão das determinações e imposições da divisão sexual e racial do trabalho advindasda estrutura patriarcal- colonial-racista, que, por sua vez, constitui o espaço sociourbano centrado na figura masculina, no padrão da supremacia branca, que molda a dimensão física e espacial das cidades promotora de um ambiente inóspito às mulheres marcadopela insegurança,medo e pelo controle político- sexual sobre seus corpos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55106 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Mércia Maria Alves da Silva.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons