Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55114

Share on

Title: ENSINO DE GEOGRAFIA, GLOBALIZAÇÃO E COTIDIANO: Promovendo a educação cidadã por meio de uma abordagem crítica
Authors: ALVES, Natalia Santos
Keywords: Ensino de Geografia; Cidadania; Globalização; Cotidiano
Issue Date: 8-Nov-2022
Citation: ALVES, Natalia Santos. ENSINO DE GEOGRAFIA, GLOBALIZAÇÃO E COTIDIANO: Promovendo a educação cidadã por meio de uma abordagem crítica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O ensino de Geografia possui como uma das finalidades proporcionar aos alunos uma compreensão por meio da análise do espaço em que eles vivem, buscando uma abordagem crítica para os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, a fim de que os alunos possam construir noções de coletividade e solidariedade. O presente estudo tem como objetivo compreender como o ensino de Geografia pode auxiliar no processo de construção da cidadania, relacionando temas do cotidiano dos alunos com os conteúdos abordados. O processo de globalização foi escolhido como exemplo de um conteúdo que pode ser explorado dessa maneira. Para a realização da pesquisa, foram consultados autores de diferentes áreas do conhecimento, sendo a maioria deles das ciências humanas; bem como alguns dos principais documentos que regulam a educação básica no Brasil. Por meio da utilização de diferentes recursos didáticos, é possível fazer conexões entre os aspectos da vida cotidiana com os temas abordados nas aulas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55114
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Natalia Santos Alves.pdf333,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons