Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55124

Share on

Title: SENTIR O ESPAÇO, VIVER O LUGAR: UMA PROPOSTA DE GEOGRAFIA DAS EMOÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Authors: DE SENA, Wallisson Rodrigo Fernandes
Keywords: Geografia das Emoções; Ensino de Geografia; Lugar
Issue Date: 3-Oct-2023
Citation: DE SENA, Wallisson Rodrigo Fernandes. SENTIR O ESPAÇO, VIVER O LUGAR: UMA PROPOSTA DE GEOGRAFIA DAS EMOÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este estudo aborda a fascinante interação entre as emoções humanas e o espaço geográfico, explorando como as emoções moldam nossa percepção e experiência do ambiente. Inicialmente, mapeamos a evolução histórica e os desenvolvimentos recentes da geografia das emoções, revelando uma disciplina ainda pouco explorada. Em seguida, concentramos nossa atenção na aplicação prática desses conceitos no contexto do ensino de geografia, apresentando uma proposta de oficina pedagógica projetada para engajar os alunos emocionalmente com o espaço. Destacamos o caráter inovador deste trabalho, dada a limitada literatura existente, embora reconheçamos as dificuldades provenientes da não execução da oficina devido a restrições de tempo e sincronização com os calendários escolares. No cerne desta pesquisa, reside a convicção de que a geografia das emoções oferece uma perspectiva valiosa e transformadora para a educação geográfica, permitindo que os estudantes vivenciem o espaço e o lugar de maneira mais profunda e significativa. Instamos a comunidade acadêmica a continuar explorando essa interseção entre emoções e geografia, reconhecendo seu potencial para enriquecer nossa compreensão do mundo que compartilhamos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55124
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc Wallisson de Sena assinado.pdf602,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons