Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55126

Comparte esta pagina

Título : Residência Pedagógica em Argumentação durante a pandemia da COVID-19: estratégias e adaptações
Autor : SILVA, Nathanael Noberto da
Palabras clave : Residência Pedagógica; Pandemia; Argumentação; Formação de Professores
Fecha de publicación : 14-sep-2023
Citación : SILVA, Nathanael Noberto da; DE CHIARO, Sylvia. Residência Pedagógica em Argumentação durante a pandemia da COVID-19: estratégias e adaptações. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Este artigo apresenta uma análise das Estratégias Potencialmente Argumentativas (EPAs) no contexto educacional durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa se concentra em um programa de Residência Pedagógica, onde estudantes de Pedagogia atuaram como residentes sob a orientação das professoras coordenadora (Universidade) e preceptora (Escola). Durante o período pandêmico, a prática pedagógica desses residentes passou por diferentes fases, cada uma com demandas educacionais específicas. O objetivo central deste estudo foi compreender como as demandas educacionais em constante mudança impactaram o desenvolvimento e a implementação das EPAs. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo a análise documental dos planejamentos das EPAs e consulta a fontes oficiais que descrevem as fases de ensino durante a pandemia. Os dados foram organizados de acordo com os objetivos específicos, permitindo uma análise das EPAs em cada fase. Este estudo contribui para compreender como os educadores podem adaptar suas estratégias pedagógicas em situações excepcionais. Além disso, destaca a importância da flexibilidade e da resposta ágil às necessidades dos estudantes. Este trabalho oferece insights para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas interessados em compreender como a educação se ajustou durante a pandemia e como as EPAs podem ser otimizadas para enfrentar desafios semelhantes no futuro.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55126
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Nathanael Noberto da Silva.pdf315,57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons