Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55128
Compartilhe esta página
Título: | A Utilização de Histórias em Quadrinhos como Recurso Didático nos Anos Iniciais da EJA em Recife |
Autor(es): | SILVA, Jacilene |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos; Histórias em Quadrinhos; EJA em Recife-PE |
Data do documento: | 18-Dez-2023 |
Citação: | SILVA, Jacilene. A utilização de Histórias em Quadrinhos como recurso didático nos anos iniciais da EJA em Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho combina pesquisa bibliográfica e análise documental, utilizando uma abordagem qualitativa para examinar documentos curriculares da secretaria de educação do Recife. A coleta de dados foi realizada explorando os documentos específicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos anos iniciais. A análise qualitativa de conteúdo foi empregada para categorizar informações e identificar padrões relacionados ao uso de História em Quadrinhos (HQs) na EJA. O problema central investigado é a utilização de HQs como recurso didático, considerando percepções pedagógicas, resistência institucional e impacto no engajamento dos estudantes. O objetivo geral é analisar as possibilidades de uso das HQs para melhorar as práticas pedagógicas na EJA em escolas do Recife, com objetivos específicos de examinar o uso, verificar a existência de acervo adequado e sugerir obras e temas relevantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55128 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC A utilização de Histórias em Quadrinhos como recurso didático nos anos iniciais da EJA em Recife.pdf | 6,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons