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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55172

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Maurício Oliveira de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Andersonn Magalhães de-
dc.date.accessioned2024-02-23T17:22:26Z-
dc.date.available2024-02-23T17:22:26Z-
dc.date.issued2024-02-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Andersonn Magalhães de. Metodologia para análise das relações entre regulação dos uso do solo, preços imobiliários e mobilidade urbanas. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55172-
dc.description.abstractO desenvolvimento urbano, caracterizado por desafios como congestionamentos, altas densidades construtivas e poluição, exige a implementação de princípios sustentáveis. A integração entre infraestrutura de transportes e desenvolvimento urbano, focando em mobilidade se faz essencial (CERVERO, 2013). No Recife, a Lei dos Doze Bairros, buscou controlar a verticalização e a densidade residencial, impactando indiretamente a mobilidade (LACERDA, 2018). Duas décadas depois, é relevante ter uma abordagem para examinar seus efeitos no adensamento e benefícios para a mobilidade. Esta tese propõe desenvolver uma metodologia para investigar as relações entre a regulação urbanística e a mobilidade urbana, visando identificar padrões e variáveis que influenciam os preços imobiliários. A metodologia envolve geração de variáveis de mobilidade por geoprocessamento, levantamento de variáveis relevantes da literatura, análise exploratória de gráficos e mapas, seguida por análise bivariada e modelagem por regressão, inicialmente com variáveis tradicionais e, em seguida, com a inclusão de variáveis de mobilidade sustentável. Os resultados da aplicação da abordagem proposta apontaram que a política regulatória impactou positivamente a diversidade do uso do solo, mas de forma não homogênea. Houve aumentos pontuais da preferência por transporte público, porém a política não diminuiu as viagens motorizadas nem impulsionou viagens ativas. O modelo de regressão capturou algumas variáveis de mobilidade como significantes na explicação da variação de preços, embora tenha apresentado resultados inesperados, como a desvalorização próxima a paradas de ônibus. Em síntese, o emprego dessa estratégia apontou que a política dos Doze Bairros apresentou limitações na eficiência e homogeneidade de seus objetivos, mas promoveu alterações na mobilidade e uso do solo. Por fim, esta Tese inova ao abordar um método que incorpora variáveis de indicadores mobilidade geradas por SIG, apesar de limitações na generalização de certas variáveis. Recomenda-se expandir o escopo geográfico e incluir mais variáveis para aprimorar o modelo em estudos futuros. Esta Tese preenche lacunas ao apresentar ferramentas para avaliação de políticas de regulação urbanística, mobilidade e seus efeitos nos valores imobiliários.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPolíticas de regulação urbanísticapt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectValores imobiliáriospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbanopt_BR
dc.titleMetodologia para análise das relações entre regulação dos uso do solo, preços imobiliários e mobilidade urbanaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7146918044888273pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0093267389008960pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxUrban development, characterized by challenges such as congestion, high building densities, and pollution, demands the implementation of sustainable principles. The integration between transportation infrastructure and urban development, focusing on mobility, is essential (CERVERO, 2013). In Recife, the Twelve Neighborhoods Law sought to control verticalization and residential density, indirectly impacting mobility (LACERDA, 2018). Two decades later, it is relevant to have an approach to examine its effects on densification and benefits for mobility. This thesis proposes to develop a methodology to investigate the relationships between urban regulation and urban mobility, aiming to identify patterns and variables that influence real estate prices. The methodology involves generating mobility variables through geoprocessing, surveying relevant variables from the literature, exploratory analysis of graphs and maps, followed by bivariate analysis and regression modeling, initially with traditional variables and then with the inclusion of sustainable mobility variables. The results of applying the proposed approach indicated that regulatory policy positively impacted land use diversity but not uniformly. There were localized increases in preference for public transportation; however, the policy did not decrease motorized trips nor boost active trips. The regression model captured some mobility variables as significant in explaining price variation, although it yielded unexpected results, such as devaluation near bus stops. In summary, the use of this strategy indicated that the Twelve Neighborhoods policy had limitations in the efficiency and homogeneity of its objectives but promoted changes in mobility and land use. Finally, this thesis innovates by addressing a method that incorporates mobility indicator variables generated by GIS, despite limitations in generalizing certain variables. It is recommended to expand the geographical scope and include more variables to improve the model in future studies. This thesis fills gaps by presenting tools for evaluating urban regulation policies, mobility, and their effects on real estate values.pt_BR
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