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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55174
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MANSO, Valdir do Amaral Vaz | - |
dc.contributor.author | SILVA, Elida Regina de Melo e | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T17:28:43Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T17:28:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elida Regina de Melo e. Transporte de sedimentos no litoral de Jaboatão dos Guararapes-PE e suas implicações para a estabilidade da costa. 2019. Tese (Doutorado em Geociências) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55174 | - |
dc.description.abstract | Em ambientes costeiros, o transporte sedimentar ocorre por interações entre os processos hidrodinâmicos, a morfologia de fundo, a geometria do litoral e o suprimento sedimentar. O litoral de Jaboatão dos Guararapes possui estruturas recifais, beachrocks e obras costeiras que promovem modificações nos principais agentes hidrodinâmicos responsáveis pelo transporte de sedimento. A compreensão, a quantificação do transporte sedimentar e proposição de um modelo conceitual para estudo do transporte de sedimentos em áreas similares foram os principais objetivos deste trabalho. A batimetria de detalhe revelou a configuração, o posicionamento geográfico, a profundidade de bordas e topos, as descontinuidades e reentrâncias dos recifes de plataforma e franja, beachrocks e quebra-mares existentes na plataforma rasa das praias estudadas. As simulações matemáticas detectaram o sentido preferencial, sudoeste-nordeste, das correntes longitudinais, e inversões totais do seu sentido preferencial, devido a refração e difração das ondas ocasionadas pela descontinuidade do recife de franja em Barra de Jangada, e pelas extremidades dos quebra-mares em Piedade. Constatou-se o redirecionamento das correntes longitudinais para offshore através do canal profundo localizado entre Piedade e Candeias. Em Piedade, essas correntes seguem paralelas à linha de costa e ocasionalmente, observam-se correntes de retorno. As simulações demonstraram a ação efetiva das correntes transversais ao longo de toda a costa e sua intensificação nos trechos com descontinuidades nas estruturas presentes na plataforma rasa. A quantificação do transporte longitudinal realizada com formulações matemáticas foi calibrada com dados de campo, e apresentou compatibilidade entre áreas, refletindo a semelhança na dinâmica de transporte de sedimento existente entre trechos. Os quantitativos de sedimento retidos nos conjuntos de traps mostraram que o transporte efetuado pela corrente longitudinal é estratificado em patamares energéticos, apresentando velocidades decrescentes para o topo, também exibiram aumento da intensidade das correntes com o decorrer dos meses, demonstrado pelo aumento de material sedimentar retido nas armadilhas. A quantificação do transporte transversal utilizou as variações mensais do contorno do perfil praial que expôs valores altos transportados pelas ondas e correntes undertow. Os perfis mostraram o comportamento refletivo da zona de espraiamento das praias de Piedade, Candeias e em trechos de Barra de Jangada. Ao Sul, em Barra de Jangada, a praia possui características dissipativas. O balanço sedimentar negativo na grande maioria dos perfis praiais de Piedade, Candeias e Barra de Jangada demonstram o caráter erosivo do litoral. A classificação granulométrica dos sedimentos do estirâncio médio são predominante areia média, que é decorrência da regeneração artificial das praias. O aparecimento momentâneo da fração areia fina em alguns trechos está relacionado a elevada precipitação pluviométrica. A fração granulométrica transportada pelas ondas e correntes undertow exibem a competência hidrodinâmica desses veículos no transporte sedimentar transversal. O modelo conceitual apresentou simplificadamente quais etapas e ferramentas são necessárias para compreender e descrever o transporte de sedimentos em áreas costeiras com estruturas naturais e artificiais. Os resultados demonstram como essas estruturas interferem no transporte de sedimentos. A calibração dos dados quantitativos e modelados através de dados de campo é imprescindível para que os resultados retratem a realidade do transporte de sedimentos local. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geociências | pt_BR |
dc.subject | Estruturas recifais | pt_BR |
dc.subject | Beachrocks | pt_BR |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Transporte de sedimento | pt_BR |
dc.title | Transporte de sedimentos no litoral de Jaboatão dos Guararapes-PE e suas implicações para a estabilidade da costa | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4561776032007686 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1011676535042810 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geociencias | pt_BR |
dc.description.abstractx | In coastal environments, sediment transport occurs through interactions between hydrodynamic processes, bottom morphology, coastline geometry and sediment supply. The coast of Jaboatão dos Guararapes has reef structures, beachrocks and constructed coastal structures that promote changes in the main hydrodynamic agents responsible for sediment transport. Understanding, quantifying sedimentary transport and proposing a conceptual model to study sediment transport in similar areas were the main objectives of this work. Detailed bathymetry revealed the configuration, geographic positioning, depth of edges and tops, discontinuities and reentrances of platform and fringe reefs, beachrocks and breakwaters on the shallow platform of the studied beaches. The mathematical simulations detected the preferential direction, southwest-northeast, of the longitudinal currents, and total inversions of its preferential direction, due to the refraction and diffraction of the waves caused by the discontinuity of the fringe reef in Barra de Jangada, and by the ends of the breakwaters, in Piedade. It was verified the redirection of the longitudinal currents to offshore through the deep channel located between Piedade and Candeias. In Piedade, these currents run parallel to the coastline and occasionally, rip currents are observed. The simulations demonstrated the effective action of the transverse currents along the entire coast and its intensification in the stretches with discontinuities in the structures present in the shallow platform. The quantification of the longitudinal transport carried out with mathematical formulations was calibrated with field data, and showed compatibility between areas, reflecting the similarity in the dynamics of sediment transport existing between sections. The amounts of sediment retained in the sets of traps showed that the transport carried out by longitudinal current is stratified in energy levels, with decreasing velocities towards the top and showed an increase in the intensity of the currents over the months, demonstrated by the increase in sedimentary material retained in the traps. The quantification of transverse transport used the monthly variations of the beach profile contour that exposed high values transported by waves and undertow currents. The profiles showed the reflective behavior of the swash zone of the beaches of Piedade, Candeias and in stretches of Barra de Jangada. To the south, in Barra de Jangada, the beach has dissipative characteristics. The negative sedimentary balance in most of the beach profiles of Piedade, Candeias and Barra de Jangada demonstrate the erosive character of the coast. The granulometric classification of the sediments of the middle foreshore is predominantly medium sand, as result of the artificial regeneration of the beaches. Transient occurrence of fine sand fraction in some parts of the foreshore is related to high rainfall. The particle size fraction transported by waves and undertow currents shows the hydrodynamic competence of these vehicles in transverse sedimentary transport. The conceptual model presented in a simplified way which steps and tools are necessary to understand and describe the transport of sediments in coastal areas with natural and artificial structures. The results demonstrate how these structures interfere with sediment transport. The calibration of quantitative and modeled data through field data is essential for the results to represent the reality of local sediment transport. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Geociências |
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