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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55174
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Título: | Transporte de sedimentos no litoral de Jaboatão dos Guararapes-PE e suas implicações para a estabilidade da costa |
Autor(es): | SILVA, Elida Regina de Melo e |
Palavras-chave: | Geociências; Estruturas recifais; Beachrocks; Modelagem matemática; Transporte de sedimento |
Data do documento: | 30-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Elida Regina de Melo e. Transporte de sedimentos no litoral de Jaboatão dos Guararapes-PE e suas implicações para a estabilidade da costa. 2019. Tese (Doutorado em Geociências) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Em ambientes costeiros, o transporte sedimentar ocorre por interações entre os processos hidrodinâmicos, a morfologia de fundo, a geometria do litoral e o suprimento sedimentar. O litoral de Jaboatão dos Guararapes possui estruturas recifais, beachrocks e obras costeiras que promovem modificações nos principais agentes hidrodinâmicos responsáveis pelo transporte de sedimento. A compreensão, a quantificação do transporte sedimentar e proposição de um modelo conceitual para estudo do transporte de sedimentos em áreas similares foram os principais objetivos deste trabalho. A batimetria de detalhe revelou a configuração, o posicionamento geográfico, a profundidade de bordas e topos, as descontinuidades e reentrâncias dos recifes de plataforma e franja, beachrocks e quebra-mares existentes na plataforma rasa das praias estudadas. As simulações matemáticas detectaram o sentido preferencial, sudoeste-nordeste, das correntes longitudinais, e inversões totais do seu sentido preferencial, devido a refração e difração das ondas ocasionadas pela descontinuidade do recife de franja em Barra de Jangada, e pelas extremidades dos quebra-mares em Piedade. Constatou-se o redirecionamento das correntes longitudinais para offshore através do canal profundo localizado entre Piedade e Candeias. Em Piedade, essas correntes seguem paralelas à linha de costa e ocasionalmente, observam-se correntes de retorno. As simulações demonstraram a ação efetiva das correntes transversais ao longo de toda a costa e sua intensificação nos trechos com descontinuidades nas estruturas presentes na plataforma rasa. A quantificação do transporte longitudinal realizada com formulações matemáticas foi calibrada com dados de campo, e apresentou compatibilidade entre áreas, refletindo a semelhança na dinâmica de transporte de sedimento existente entre trechos. Os quantitativos de sedimento retidos nos conjuntos de traps mostraram que o transporte efetuado pela corrente longitudinal é estratificado em patamares energéticos, apresentando velocidades decrescentes para o topo, também exibiram aumento da intensidade das correntes com o decorrer dos meses, demonstrado pelo aumento de material sedimentar retido nas armadilhas. A quantificação do transporte transversal utilizou as variações mensais do contorno do perfil praial que expôs valores altos transportados pelas ondas e correntes undertow. Os perfis mostraram o comportamento refletivo da zona de espraiamento das praias de Piedade, Candeias e em trechos de Barra de Jangada. Ao Sul, em Barra de Jangada, a praia possui características dissipativas. O balanço sedimentar negativo na grande maioria dos perfis praiais de Piedade, Candeias e Barra de Jangada demonstram o caráter erosivo do litoral. A classificação granulométrica dos sedimentos do estirâncio médio são predominante areia média, que é decorrência da regeneração artificial das praias. O aparecimento momentâneo da fração areia fina em alguns trechos está relacionado a elevada precipitação pluviométrica. A fração granulométrica transportada pelas ondas e correntes undertow exibem a competência hidrodinâmica desses veículos no transporte sedimentar transversal. O modelo conceitual apresentou simplificadamente quais etapas e ferramentas são necessárias para compreender e descrever o transporte de sedimentos em áreas costeiras com estruturas naturais e artificiais. Os resultados demonstram como essas estruturas interferem no transporte de sedimentos. A calibração dos dados quantitativos e modelados através de dados de campo é imprescindível para que os resultados retratem a realidade do transporte de sedimentos local. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55174 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Geociências |
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