Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55216
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HENRIQUE, Marcos Luiz | - |
dc.contributor.author | SANTOS, João Vitor Inácio dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T13:51:56Z | - |
dc.date.available | 2024-02-28T13:51:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, João Vitor Inácio dos. O uso do GeoGebra no ensino de pontos notáveis do triângulo: uma discussão a partir da análise de licenciandos em Matemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55216 | - |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou identificar as contribuições e limitações relacionadas ao uso do GeoGebra como apoio para o processo de ensino-aprendizagem dos Pontos Notáveis do Triângulo, com base nas análises dos licenciandos em Matemática da UFPE – CAA. Algumas das questões tinham o intuito de analisar se os licenciandos possuem noções de Geometria Dinâmica para o ensino de Matemática, bem como, identificar dificuldades ou obstáculos ao uso do GeoGebra como recurso didático da Geometria Dinâmica e investigar como os licenciandos avaliam o uso do GeoGebra como recurso didático para o ensino dos Pontos Notáveis do Triângulo por meio da Geometria Dinâmica. Para a coleta de dados, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando um método de análise indutivo e com a realização de um estudo de caso para examinar e consolidar informações importantes para o desenvolvimento deste estudo. A integração de softwares de Geometria Dinâmica na educação é uma problemática cada vez mais presente e os resultados dessa pesquisa reforçam a importância do uso desses softwares, como o GeoGebra, para aprimorar o ensino e aprendizagem. O software mostrou-se uma opção vantajosa para ser usado em sala de aula, com destaque para a visualização, manipulação, fidelidade das figuras e até mesmo a praticidade para ganhar tempo. No entanto, há alguns desafios a serem enfrentados como falta de equipamentos, internet e domínio acerca do software. Em resumo, a pesquisa e as contribuições dos licenciandos confirmaram que o GeoGebra pode enriquecer positivamente o processo educacional, promovendo uma educação dinâmica, tecnológica e construtiva. Isso reforça a importância dos softwares de Geometria Dinâmica no ambiente educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Softwares | pt_BR |
dc.subject | Geometria dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Pontos notáveis | pt_BR |
dc.subject | Triângulos | pt_BR |
dc.title | O uso do GeoGebra no ensino de pontos notáveis do triângulo: uma discussão a partir da análise de licenciandos em Matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARVALHO, Lidiane Pereira de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5361060828596065 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3103828419121683 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to identify the contributions and limitations related to the use of GeoGebra as a support for the teaching and learning process of Notable Points of the Triangle, based on the analyses of Mathematics undergraduates at UFPE - CAA. Some of the analyzed questions aimed to investigate whether the undergraduates have notions of Dynamic Geometry for teaching Mathematics, as well as to identify difficulties or obstacles in the use of GeoGebra as a didactic resource for Dynamic Geometry and to investigate how the undergraduates assess the use of GeoGebra as a didactic resource for teaching Notable Points of the Triangle through Dynamic Geometry. For data collection, a qualitative approach was chosen, using an inductive analysis method, and conducting a case study to examine and consolidate important information for the development of this study. The integration of Dynamic Geometry software in education is an increasingly present issue, and the results of this research reinforce the importance of using such software, like GeoGebra, to enhance teaching and learning. The software proved to be an advantageous option for classroom use, with emphasis on visualization, manipulation, fidelity of figures, and even practicality to save time. However, there are some challenges to be faced, such as a lack of equipment, internet access, and proficiency with the software. In summary, the research and contributions of the undergraduates confirmed that GeoGebra can positively enrich the educational process, promoting dynamic, technological, and constructive education. This reinforces the importance of Dynamic Geometry software in the educational environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7831384722352847 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-6845-836X | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC João Vitor Inácio dos Santos.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons