Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55216
Compartilhe esta página
Título: | O uso do GeoGebra no ensino de pontos notáveis do triângulo: uma discussão a partir da análise de licenciandos em Matemática. |
Autor(es): | SANTOS, João Vitor Inácio dos |
Palavras-chave: | GeoGebra; Softwares; Geometria dinâmica; Pontos notáveis; Triângulos |
Data do documento: | 22-Fev-2024 |
Citação: | SANTOS, João Vitor Inácio dos. O uso do GeoGebra no ensino de pontos notáveis do triângulo: uma discussão a partir da análise de licenciandos em Matemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Este estudo objetivou identificar as contribuições e limitações relacionadas ao uso do GeoGebra como apoio para o processo de ensino-aprendizagem dos Pontos Notáveis do Triângulo, com base nas análises dos licenciandos em Matemática da UFPE – CAA. Algumas das questões tinham o intuito de analisar se os licenciandos possuem noções de Geometria Dinâmica para o ensino de Matemática, bem como, identificar dificuldades ou obstáculos ao uso do GeoGebra como recurso didático da Geometria Dinâmica e investigar como os licenciandos avaliam o uso do GeoGebra como recurso didático para o ensino dos Pontos Notáveis do Triângulo por meio da Geometria Dinâmica. Para a coleta de dados, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando um método de análise indutivo e com a realização de um estudo de caso para examinar e consolidar informações importantes para o desenvolvimento deste estudo. A integração de softwares de Geometria Dinâmica na educação é uma problemática cada vez mais presente e os resultados dessa pesquisa reforçam a importância do uso desses softwares, como o GeoGebra, para aprimorar o ensino e aprendizagem. O software mostrou-se uma opção vantajosa para ser usado em sala de aula, com destaque para a visualização, manipulação, fidelidade das figuras e até mesmo a praticidade para ganhar tempo. No entanto, há alguns desafios a serem enfrentados como falta de equipamentos, internet e domínio acerca do software. Em resumo, a pesquisa e as contribuições dos licenciandos confirmaram que o GeoGebra pode enriquecer positivamente o processo educacional, promovendo uma educação dinâmica, tecnológica e construtiva. Isso reforça a importância dos softwares de Geometria Dinâmica no ambiente educacional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55216 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC João Vitor Inácio dos Santos.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons