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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55256

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUSMÃO, Cristine Martins Gomes de-
dc.contributor.authorVILAÇA, Simone Rodrigues dos Santos-
dc.date.accessioned2024-02-28T17:39:19Z-
dc.date.available2024-02-28T17:39:19Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.identifier.citationVILAÇA, Simone Rodrigues dos Santos. Práticas pedagógicas e o (re)pensar da formação de professores: possibilidades e desafios no uso das tecnologias digitais no Ensino Fundamental na Educação Básica no contexto pós-pandemia. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55256-
dc.description.abstractÉ notório o crescimento exponencial do uso das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas. Atualmente, muitas atividades são realizadas com um clique ou o deslizar do dedo na tela de um telefone celular, principalmente após o advento da pandemia de Covid-19, cenário que popularizou o uso dos serviços digitais. Diante desse contexto, abruptamente, a inserção das tecnologias digitais no âmbito escolar era inevitável, os professores precisaram reinventar e adaptar suas práticas para esta nova realidade. Com o passar do tempo e com a desaceleração da doença, as escolas puderam reabrir e retomar o ensino presencial. É neste cenário pós-pandêmico que se situou a presente pesquisa, tendo como propósito investigar de que maneira a formação docente pode repercutir na inserção de práticas pedagógicas que contemplem o uso das Tecnologias Digitais (TDs) no ensino nas escolas públicas municipais no Recife e em Feira Nova no contexto pós-pandemia. Há intuito de responder o questionamento: como tem acontecido a articulação da formação continuada docente para a inserção de práticas pedagógicas contemplando o uso das TDs no processo de ensino e aprendizagem diante do contexto pós-pandemia nos municípios de Recife e Feira Nova-PE? Elencamos especificamente os objetivos (1) Identificar na literatura estudos acadêmicos abordando a temática da formação docente para o uso das TDs; (2) Caracterizar os desafios relacionados ao uso e acesso às TDs pelos docentes na rede pública municipal no Recife e em Feira Nova durante o contexto pós-pandêmico; (3) Descrever a visão dos docentes sobre o papel do professor frente à sociedade digital, as possibilidades de aprendizagem com o uso dessas novas tecnologias e as estratégias de formação para inclusão digital de docentes e discentes; e (4) Discutir os impactos no uso das TDs nas práticas pedagógicas para a qualidade da educação básica, bem como a necessidade de intervenções por meio das políticas públicas educacionais. No que diz respeito à metodologia, destacamos que se tratou de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: questionário online, entrevistas semiestruturadas e a realização de um grupo focal com professores. Sob os dados obtidos, lançamos um olhar analítico para suscitar reflexões inerentes às teorias e o que tem acontecido atualmente nas escolas referente à formação de professores para o uso das TDs nas práticas pedagógicas. Utilizando a técnica de análise de conteúdo, analisamos todo o material de forma sistematizada. A partir disso, os resultados evidenciaram que há a oferta de formação continuada para o uso das TDs, entretanto, ocorrem pontualmente, em quantidade insuficiente. Os professores acreditam na importância dessas formações, mas destacaram que seriam mais eficazes se unissem as teorias à prática, considerando a realidade do contexto escolar no qual o docente está inserido, os recursos disponíveis para a utilização e numa perspectiva de “mão na massa”. Finalmente, percebemos um movimento de mudanças em direção à inserção das TDs nas práticas pedagógicas, todavia, ainda bem inicial.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTecnologia na Educaçãopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas e o (re)pensar da formação de professores : possibilidades e desafios no uso das tecnologias digitais no Ensino Fundamental na Educação Básica no contexto pós-pandemiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5378500696784091pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5472038006606979pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe exponential growth in the use of digital technologies in people's daily lives is undeniable. Currently, many activities are performed with a click or a swipe on a mobile phone screen, especially after the advent of the Covid-19 pandemic, a scenario that popularized the use of digital services. In this context, the insertion of digital technologies in the school environment was inevitable; teachers had to reinvent and adapt their practices to this new reality. Over time, as the disease slowed down, schools were able to reopen and resume face-to-face teaching. It is in this post- pandemic scenario that the present research was situated, aiming to investigate how teacher education can impact the integration of pedagogical practices that contemplate the use of Digital Technologies (DTs) in teaching in municipal public schools in Recife and Feira Nova in the post-pandemic context. The aim is to answer the question: how has the articulation of ongoing teacher education for the integration of pedagogical practices involving the use of DTs in the teaching and learning process been occurring in the post-pandemic context in the municipalities of Recife and Feira Nova-PE? Specifically, we outlined the following objectives: (1) To identify academic studies addressing teacher training for the use of DTs in the literature; (2) To characterize the challenges related to the use and access to DTs by teachers in the municipal public network in Recife and Feira Nova during the post-pandemic context; (3) To describe teachers' views on the role of the teacher in the digital society, the possibilities of learning with the use of these new technologies, and the educational strategies for digital inclusion of teachers and students; and (4) To discuss the impacts of DT use on pedagogical practices for the quality of basic education, as well as the need for interventions through educational public policies. Regarding the methodology, we highlight that it was qualitative research, using data collection instruments such as online questionnaires, semi-structured interviews, and focus groups with teachers. Based on the data obtained, we conducted an analytical review to in order to create reflections inherent to theories and what has been happening in schools regarding teacher training for the use of DTs in pedagogical practices. Using content analysis technique, we analyzed all the material systematically. The results showed that there is ongoing teacher training for the use of DTs, however, it occurs sporadically and in insufficient quantity. Teachers believe in the importance of these training sessions, but highlighted that they would be more effective if they integrated theory with practice, considering the reality of the school context in which the teacher is inserted, with the available resources for use and in a hands-on perspective. Finally, we noticed a movement towards the integration of DTs in pedagogical practices, albeit still in its early stages.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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