Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55273

Compartilhe esta página

Título: A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru
Autor(es): VARGAS SÁNCHEZ, Saira Esperanza
Palavras-chave: decolonialidade do conhecimento; música Andina; currículos; formação profissional; América Latina
Data do documento: 20-Out-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VARGAS SANCHÉZ, Saira Esperanza. A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esse trabalho objetiva investigar a geopolítica do ensino de música no Peru, a partir da análise dos currículos das escolas superiores de música, focalizando-se no Conservatorio Nacional de Música (CNM) e na Escuela de Música de la Facultad de Artes Escénicas de la PUC-Perú. O aumento do ensino da música ocidental se fortalece frente à música andina tradicional, e esta última não está presente nas instituições de ensino superior. Sua ausência faz com que o ensino e a prática de música se concentrem especificamente nos processos de ensino e aprendizagem da música ocidental, que se sobrepõe à música andina, minimizando seu valor social, cultural e educacional. Para analisar a ausência da música andina, se faz uma análise documental dos currículos da educação superior relacionados à formação profissional musical, já que se considera que essa não-presença da cultura musical andina está relacionada à geopolítica do ensino de música, sendo desvalorizada pelo mesmo processo colonizador que reproduz e naturaliza o sistema ocidentalista dominador sobre a cultura andina.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55273
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Saira Esperanza Vargas Sánchez.pdf4,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons