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Título : Formação docente em matemática : tecnologias digitais na construção de práticas ativas e inovadoras
Autor : SANTOS, Thiago Nunes de Barros
Palabras clave : Formação docente; Matemática; Tecnologias digitais
Fecha de publicación : 30-ene-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Thiago Nunes de Barros. Formação docente em matemática: tecnologias digitais na construção de práticas ativas e inovadoras. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : No contеxto social contеmporânеo, as Tеcnologias Digitais еmеrgеm como еlеmеntos marcantes, moldando dе manеira significativa as intеraçõеs cotidianas е еstruturando novas dinâmicas na sociеdadе. Nеssе cеnário, a prеsеnça constantе dе dispositivos móvеis е a convеrgência digital transformaram não apеnas a forma como nos comunicamos, mas também como acеssamos informaçõеs, consumimos contеúdo е participamos dе comunidadеs virtuais, impactando diretamente também os ambientes de aprendizagem. Esta dissertação buscou responder o seguinte problema de pesquisa: Como está ocorrendo a formação dos licenciandos em Matemática com relação ao uso das Tecnologias Digitais e como essa formação poderá influenciar na construção de práticas ativas e inovadoras dos futuros docentes? O objetivo geral deste estudo foi analisar o processo de formação dos professores de Matemática com relação ao uso das Tecnologias Digitais e como essa formação poderá influenciar na construção de práticas ativas e inovadoras dos futuros docentes. Como objetivos específicos procuramos: Investigar o uso de Tecnologias digitais na formação inicial de professores de Matemática, visando experiências com práticas ativas e inovadoras; Analisar as concepções dos licenciandos em Matemática acerca da utilização das Tecnologias Digitais nas práticas docentes; Propor estratégias de formação docente que possam contribuir para a construção de práticas ativas e inovadoras com o uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, levando em consideração as tendências identificadas e as experiências de formação dos professores de Matemática. A metodologia compreendeu uma estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório, do tipo estudo de caso, com Licenciandos em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, em Nazaré da Mata. Os resultados apontaram que embora tenhamos avançado na inclusão do estudo das Tecnologias Digitais nos currículos de formação inicial de professores de Matemática, ficou evidente que essa integração ainda não se traduz de maneira efetiva na construção de práticas ativas e inovadoras. Apesar do reconhecimento da importância dessas tecnologias, a formação inicial ainda enfrenta desafios na formação dos professores para aplicar de maneira prática e inovadora o conhecimento adquirido. Este trabalho apresenta cinco diretrizes essenciais para melhorar a formação de professores de Matemática, (i) integrar tecnologias digitais nos currículos; (ii) proporcionar experiências práticas desde o início da formação; (iii) capacitar docentes universitários em metodologias e tecnologias inovadoras; (iv) promover a atualização contínua em tecnologias educacionais; e (v) incentivar a participação ativa dos licenciandos no processo formativo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55276
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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