Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55279

Compartilhe esta página

Título: Aperfeiçoamento e aplicação de modelo hidrológico chuva-vazão para simulação sub-diária de eventos de cheias
Autor(es): CAMPOS, Mariana de Lucena Corrêia
Palavras-chave: Bacias hidrográficas – Pernambuco; Inundações – Pernambuco; Métodos de simulação; Vazão – Medidores; CAWM; GR4H
Data do documento: 30-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CAMPOS, Mariana de Lucena Corrêia. Aperfeiçoamento e aplicação de modelo hidrológico chuva-vazão para simulação sub-diária de eventos de cheias. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Enchentes são geralmente desencadeadas pela ocorrência de um evento extremo de precipitação, sendo influenciadas pelo relevo, cobertura e uso do solo e características de drenagem. Os eventos de cheias caracterizadas por um intervalo menor que 1 dia, ou seja, inundações repentinas, são observadas em bacias hidrográficas montanhosas e áreas urbanas com pouca permeabilidade, que quando combinado com um extremo de chuva, acarreta danos drásticos e com pouco tempo de alerta. Lidar com esse tipo de desastre requer medidas eficientes e dados de entrada sub-diários. Desta forma, a modelagem hidrológica surge como uma ferramenta não estrutural importante para subsidiar os estudos desses eventos. Assim, essa pesquisa objetiva desenvolver a adequação do modelo hidrológico CAWM – Campus Agreste Watershed Model para a sua utilização em simulações sub-diárias, a fim de compreender os comportamentos das cheias e inundações em bacias hidrográficas propensas a esses fenômenos. A metodologia propõe a comparação do CAWM sub-diário com o modelo GR4H – Modèle du Génie Rural à 4 paramètres Horaires para quatro bacias hidrográficas localizadas no estado de Pernambuco, Alagoas e Minas Gerais. Os dados de entrada incluem características físicas da bacia, informações hidrológicas, dados do solo e informações sobre a rede de drenagem. Os resultados mostraram que as adaptações realizadas, apresentam resultados satisfatórios e promissores. De modo geral, os eventos calibrados mostram métricas satisfatória e melhor desempenho do CAWM sub-diário na comparação com o GR4H. Contudo, a pouca disponibilidade e falha dos dados telemétricos foram dificuldades encontradas para desenvolver o estudo, o que justifica a análise de um número limitado de eventos. Para a validação dos eventos, os ajustes não foram satisfatórios em alguns casos, como nos eventos da bacia do rio Capibaribe para ambos os modelos. Em geral, os resultados e adaptações para a versão CAWM sub-diária são positivas. No entanto, é importante ressaltar que o modelo continua passando por aprimoramentos constantes para melhor auxiliar os estudos e as tomadas de decisão relacionadas a eventos de cheias e inundações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55279
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mariana de Lucena Corrêia Campos.pdf3,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons