Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55301

Compartilhe esta página

Título: Aplicação de ferramentas da qualidade na resolução de problemas em uma indústria de peças automotivas em Pernambuco
Autor(es): BERENGUER, Camila Freire
Palavras-chave: Qualidade; Ferramentas da qualidade; WCM; PDCA
Data do documento: 5-Out-2023
Citação: BERENGUER, Camila Freire. Aplicação de ferramentas da qualidade na resolução de problemas de uma indústria de peças automotivas em Pernambuco. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - curso de Engenharia de Materiais, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A qualidade é um termo difícil de conceituar, pois ela pode ser fundamentada no produto, no usuário, no cliente, no projeto ou no valor. Inicialmente, antes da Revolução Industrial, os artesãos verificavam todos os produtos, contudo com o controle estatístico da qualidade (CEQ), começou-se a fazer amostragem para inspeção de produtos. O trabalho tem o objetivo de aplicar as ferramentas da qualidade para resolução de problemas. As ferramentas de Ishikawa são apresentadas: fluxograma, lista de verificação, histograma, diagrama de Pareto, diagrama de causa e efeito, carta de controle e gráfico de dispersão. Associado a essas ferramentas, a base do projeto são as 7 ferramentas de melhoria contínua do WCM (World Class Manufacturing), integradas ao ciclo PDCA, 5G, 5W1H, 5Porquês. Todas essas ferramentas contribuem para entender o problema, compreendendo o fenômeno e obtendo a causa raiz. Através disso, desenvolve-se uma solução, verifica sua eficácia, padroniza e expande os conhecimentos para outra linha ou célula de produção. Foram realizados quatro estudos de casos nos departamentos: manutenção, engenharia, produção e qualidade; onde as ferramentas já citadas foram utilizadas para resolver problemas de qualidade ocorridos nesses setores. Através delas, foi possível, na manutenção, prever o tempo de vida útil de cabo elétrico, evitando outra colisão; na engenharia, criou-se procedimentos para ajustes de ângulo de tocha. Na produção, houve uma sistemática para abastecimento de peças e implantação de um sensor para garantir os componentes corretos; e na qualidade, foi implementado um controle dimensional. As ferramentas da qualidade e a sistemática do WCM propiciam mais controle de processo e produto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55301
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2 Camila Berenguer_mais atual.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons