Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55308

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Auxiliadora Maria Martins da-
dc.contributor.authorSILVA, Alexia Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2024-03-01T19:48:20Z-
dc.date.available2024-03-01T19:48:20Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.date.submitted2024-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Alexia. Conexões da literatura na infância escolar e a negritude, a partir das prática pedagógicas dos professores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55308-
dc.description.abstractEste artigo surge como resultado de uma pesquisa para o trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pernambuco. Seu objetivo é analisar como as práticas pedagógicas dos professores da educação infantil influenciam na construção da identidade das crianças negras por meio da literatura. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando dos instrumentos de observação e entrevista semiestruturada aplicada às professoras. Utilizamos como campo de estudo um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município de Recife. Identificamos dificuldades na efetivação da Lei 10.639/03 por meio das práticas educativas dos docentes. Além disso, reconhecemos a precarização do suporte oferecido pelo município pelas ausências de formação continuada de professores sobre essa temática. Constatamos uma maior participação e animação das crianças quando elas se reconhecem nos personagens dos livros que são utilizados pelos professores em sala. Conclui-se que é necessário um debate urgente sobre como acontece a formação desses profissionais da educação dentro das universidades e como as consequências dessa demanda estão atingindo as crianças.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.subjectConstrução da Identidade Negrapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.titleConexões da literatura na infância escolar e a negritude a partir das práticas pedagógicas dos professorespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0014492491967048pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ensino e Currículo - CEpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ALEXIA MARIA DOS SANTOS SILVA.pdf416,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons