Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55308

Share on

Title: Conexões da literatura na infância escolar e a negritude a partir das práticas pedagógicas dos professores
Authors: SILVA, Alexia Maria dos Santos
Keywords: Educação Infantil; Educação das Relações Étnico-Raciais; Construção da Identidade Negra; Literatura infantil; Lei 10.639/03
Issue Date: 20-Dec-2023
Citation: SILVA, Alexia. Conexões da literatura na infância escolar e a negritude, a partir das prática pedagógicas dos professores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artigo surge como resultado de uma pesquisa para o trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pernambuco. Seu objetivo é analisar como as práticas pedagógicas dos professores da educação infantil influenciam na construção da identidade das crianças negras por meio da literatura. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando dos instrumentos de observação e entrevista semiestruturada aplicada às professoras. Utilizamos como campo de estudo um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município de Recife. Identificamos dificuldades na efetivação da Lei 10.639/03 por meio das práticas educativas dos docentes. Além disso, reconhecemos a precarização do suporte oferecido pelo município pelas ausências de formação continuada de professores sobre essa temática. Constatamos uma maior participação e animação das crianças quando elas se reconhecem nos personagens dos livros que são utilizados pelos professores em sala. Conclui-se que é necessário um debate urgente sobre como acontece a formação desses profissionais da educação dentro das universidades e como as consequências dessa demanda estão atingindo as crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55308
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ALEXIA MARIA DOS SANTOS SILVA.pdf416,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons