Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55313

Share on

Title: Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições
Authors: FRANCO, Maria Amélia Santoro
Keywords: Didática; Decolonização; Formação de professores; Escola pública
Issue Date: Mar-2022
Citation: FRANCO, Maria Amélia Santoro. Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 1, p. 1-22, 7 mar. 2022.
Abstract: Esta pesquisa foi realizada em 2019 e teve a finalidade de responder à questão: qual a didática para a escola básica pública em tempos tão adversos? Utilizou-se como metodologia o bilan de savoir, em sua perspectiva crítica e participativa, com 150 docentes de escola pública, trezentos questionários, três entrevistas, dois grupos de diálogo e uma visita guiada por docentes a duas escolas públicas. Após dupla triangulação e interpretações coletivas, comprovou-se que os dados oferecem indícios de que a didática está associada ao fenômeno ensino, mas que, no entanto, a compreensão e a prática desse fenômeno se cristalizam como atividades dissonantes e desvinculadas das necessidades e urgências do momento atual. O trabalho identifica seis componentes dessa dissonância como contradições internas e recomenda que os cursos de formação insistam na presença da didática em uma concepção decolonial e em práticas que busquem ensinar o ensino para os futuros docentes. As contradições encontradas foram: 1. A contradição pedagógica: uma teoria de ensino ou uma teoria da formação? 2. A contradição ontológica: ensino requer relações verticais ou participativas? 3. A contradição prática: didática que quer ensinar versus didática que não pode ensinar. 4. A contradição epistêmica: o aluno não quer aprender; o professor não pode ensinar; o professor quer ensinar, o aluno não consegue aprender. 5. Contradição conceitual: o professor que ensina? 0 aluno que aprende? 6. Contradição ética: enquanto ensino, do meu jeito, do meu modo, excluo gentes; excluo alunos.
Description: Todas as notas se encontram ao final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55313
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCO. Por uma didática decolonial. p. 1-22.pdf
  Restricted Access
199,3 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.