Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55335

Compartilhe esta página

Título: Análise da avaliação nacional da alfabetização: Conceitos, indicadores e resultados
Autor(es): MALTA, Maísa
SILVA, Hilda Maria Gonçalves da
Palavras-chave: avaliação externa; alfabetização; indicadores de desempenho; políticas educacionais
Data do documento: 2022
Citação: MALTA, Maísa; SILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Análise da avaliação nacional da alfabetização: Conceitos, indicadores e resultados. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 11, n. 20, pp. 1-17, 2022.
Abstract: Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o conceito de alfabetização, os indicadores de desempenho e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA. A análise é parte de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a ANA e seus desdobramentos nas políticas para alfabetização. Para tanto, se realizou pesquisa documental com análise cognitiva da ANA. Compreendeu-se, pela análise, que a implantação de uma avaliação, com racionalidade instrumental de alfabetização, mostrou-se como a opção dos agentes públicos e que os resultados da ANA, bem como de seus indicadores, revelaram desempenho preocupante e dificuldades em se garantir a progressão das aprendizagens, aspecto fundamental da educação básica.
Descrição: Documento não inclui notas de rodapé.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55335
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MALTA; SILVA. Análise da avaliação nacional. pp. 1-17.pdf
  Acesso restrito
151,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.