Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55335

Comparte esta pagina

Título : Análise da avaliação nacional da alfabetização: Conceitos, indicadores e resultados
Autor : MALTA, Maísa
SILVA, Hilda Maria Gonçalves da
Palabras clave : avaliação externa; alfabetização; indicadores de desempenho; políticas educacionais
Fecha de publicación : 2022
Citación : MALTA, Maísa; SILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Análise da avaliação nacional da alfabetização: Conceitos, indicadores e resultados. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 11, n. 20, pp. 1-17, 2022.
Resumen : Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o conceito de alfabetização, os indicadores de desempenho e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA. A análise é parte de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a ANA e seus desdobramentos nas políticas para alfabetização. Para tanto, se realizou pesquisa documental com análise cognitiva da ANA. Compreendeu-se, pela análise, que a implantação de uma avaliação, com racionalidade instrumental de alfabetização, mostrou-se como a opção dos agentes públicos e que os resultados da ANA, bem como de seus indicadores, revelaram desempenho preocupante e dificuldades em se garantir a progressão das aprendizagens, aspecto fundamental da educação básica.
Descripción : Documento não inclui notas de rodapé.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55335
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MALTA; SILVA. Análise da avaliação nacional. pp. 1-17.pdf
  Acceso restringido
151,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.