Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55335
Comparte esta pagina
Título : | Análise da avaliação nacional da alfabetização: Conceitos, indicadores e resultados |
Autor : | MALTA, Maísa SILVA, Hilda Maria Gonçalves da |
Palabras clave : | avaliação externa; alfabetização; indicadores de desempenho; políticas educacionais |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | MALTA, Maísa; SILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Análise da avaliação nacional da alfabetização: Conceitos, indicadores e resultados. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 11, n. 20, pp. 1-17, 2022. |
Resumen : | Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o conceito de alfabetização, os indicadores de desempenho e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA. A análise é parte de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a ANA e seus desdobramentos nas políticas para alfabetização. Para tanto, se realizou pesquisa documental com análise cognitiva da ANA. Compreendeu-se, pela análise, que a implantação de uma avaliação, com racionalidade instrumental de alfabetização, mostrou-se como a opção dos agentes públicos e que os resultados da ANA, bem como de seus indicadores, revelaram desempenho preocupante e dificuldades em se garantir a progressão das aprendizagens, aspecto fundamental da educação básica. |
Descripción : | Documento não inclui notas de rodapé. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55335 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MALTA; SILVA. Análise da avaliação nacional. pp. 1-17.pdf Acceso restringido | 151,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.