Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55335
Compartilhe esta página
Título: | Análise da avaliação nacional da alfabetização: Conceitos, indicadores e resultados |
Autor(es): | MALTA, Maísa SILVA, Hilda Maria Gonçalves da |
Palavras-chave: | avaliação externa; alfabetização; indicadores de desempenho; políticas educacionais |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | MALTA, Maísa; SILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Análise da avaliação nacional da alfabetização: Conceitos, indicadores e resultados. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 11, n. 20, pp. 1-17, 2022. |
Abstract: | Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o conceito de alfabetização, os indicadores de desempenho e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA. A análise é parte de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a ANA e seus desdobramentos nas políticas para alfabetização. Para tanto, se realizou pesquisa documental com análise cognitiva da ANA. Compreendeu-se, pela análise, que a implantação de uma avaliação, com racionalidade instrumental de alfabetização, mostrou-se como a opção dos agentes públicos e que os resultados da ANA, bem como de seus indicadores, revelaram desempenho preocupante e dificuldades em se garantir a progressão das aprendizagens, aspecto fundamental da educação básica. |
Descrição: | Documento não inclui notas de rodapé. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55335 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MALTA; SILVA. Análise da avaliação nacional. pp. 1-17.pdf Acesso restrito | 151,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.