Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55348

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Silvana Medeiros-
dc.contributor.authorBARROS, Demetrius Queiroz do Rego-
dc.date.accessioned2024-03-05T17:45:32Z-
dc.date.available2024-03-05T17:45:32Z-
dc.date.issued2011-12-01-
dc.date.submitted2024-03-04-
dc.identifier.citationBARROS, Demetrius Queiroz do Rego. Quais as consequências da implantação da avaliação de desempenho na agência da previdência social de Caruaru? 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55348-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral identificar as conseqüências da avaliação de desempenho implantada na Agência da Previdência Social (APS) de Caruaru, bem como as seguintes metas específicas: conhecer o processo de verificação de rendimento aplicado na APS supracitada; verificar as percepções dos servidores que lá trabalham quanto a aspectos ligados direta e indiretamente à execução do trabalho; e analisar os impactos desse instrumento gerencial sobre a produtividade da referida Agência. As metodologias utilizadas foram: a pesquisa exploratória quanto aos objetivos; as pesquisas bibliográfica, documental e de levantamento quanto aos procedimentos; e a pesquisa quantitativa quanto à abordagem do problema. No que diz respeito à sua estrutura, este trabalho foi dividido em três capítulos de desenvolvimento, além da introdução e das considerações finais. No primeiro, conceituou-se a avaliação de desempenho, discorreu-se sobre a cargo de quem normalmente ela é colocada e quais foram os principais métodos empregados no país - escalas gráficas, avaliação por objetivos e escolha forçada. Ainda, enumeraram-se alguns aspectos motivacionais comumente relacionados ao desempenho das pessoas, bem como os mais importantes objetivos, benefícios e problemas pertinentes ao exame dos resultados. No segundo capítulo, revelou-se o histórico da implementação da avaliação de desempenho dos servidores públicos no Brasil, bem como as falhas e os desafios historicamente relacionados ao processo avaliativo no âmbito estatal. Ademais, traçou-se um perfil das organizações públicas brasileiras, com conceituação, particularidades, objetivos e vícios. Essa parte do trabalho, enfim, foi fechada com as possíveis conseqüências positivas que o exame dos resultados pode trazer especificamente para o serviço público. No terceiro capítulo, explicou-se a metodologia empregada neste estudo, bem como a legislação e os atos normativos que regulam a análise de performance no INSS. Em seguida, analisaram-se as respostas ao questionário dadas pelos servidores que trabalham na APS de Caruaru a fim de verificar as suas percepções referentes direta ou indiretamente ao trabalho. E, finalmente, examinaram-se os efeitos da verificação de rendimento sobre a produtividade da referida Agência com a finalidade de observar se aquela, de fato, traduziu-se em melhoria desta. O estudo concluiu que a implantação da avaliação de desempenho na APS de Caruaru pode ter tido como conseqüências: 1) Aumento da excelência do serviço prestado; 2) Maior comprometimento com o trabalho; 3) Melhoria da produtividade; 4) Melhoria do feedback fornecido aos servidores (maior transparência dos objetivos do Instituto e dos resultados mensurados no processo avaliativo); 5) Melhoria do desempenho com a instituição da GDASS, incentivo pecuniário atrelado à performance; 6) A seletividade dos treinamentos, de forma a dar preferência à capacitação daqueles que necessitam e em relação especificamente aos pontos nos quais apresentaram deficiências; 7) O desestímulo ao desenvolvimento de competências além das que são levadas em consideração na avaliação.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectPrevidência social - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.titleQuais as consequências da implantação da avaliação de desempenho na agência da previdência social de Caruaru?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0674715665942990pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed at identifying the consequences of the benchmark established in the Social Security Agency (APS) Caruaru, and the following specific goals: to know the income verification process applied to the APS above, check the perceptions of the servers there work on aspects directly and indirectly linked to the execution of work, and analyze the impacts of this management tool on the productivity of the Agency. The methodologies used were: exploratory research on the objectives, the research literature, documentary and survey on procedures, and the quantitative research on the approach of the problem. With regard to its structure, this work was divided into three chapters of development, and the introduction and closing remarks. At first, it was determined the performance evaluation, spoke out about the position of those who usually it is placed and what were the main methods employed in the country - graphic scales, achieving goals and forced choice. Also, listed are some commonly motivational aspects related to the performance of people, as well as the most important objectives, benefits and problems relevant to the examination of the results. In the second chapter, it was revealed the history of the implementation of performance evaluation of civil servants in Brazil, as well as failures and challenges historically related to the evaluation process within the state. Moreover, drew up a profile of the Brazilian public organizations, with concepts, features, objectives and addictions. This part of the work was ultimately closed by the possible consequences that the positive test results can provide specifically for the public service. The third chapter explains the methodology used in this study as well as legislation and normative acts that regulate the performance analysis of the INSS. Next, we analyzed the questionnaire responses given by servers who work in the APS Caruaru to verify their perceptions relating directly or indirectly to the work. And finally, examined the effects of verification on the productivity performance of the Agency in order to see whether that actually translated into improving this. The study concluded that the implementation of performance evaluation in APS Caruaru may have had as consequences: 1) Increase the excellence of service; 2) Increased commitment to work; 3) Improvement of productivity; 4) Improvement of the feedback given to servers (greater transparency of the objectives of the Institute and the results measured in the evaluation process); 5) Improved performance with the institution of GDASS, monetary incentives tied to performance; 6) The selectivity of the training, so to give preference to those who need training and in relation to specific points on which showed deficiencies; 7) Discouraging the development of skills beyond those that are taken into account in evaluation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BARROS, Demetrius Queiroz do Rego.pdf746,95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons