Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55350
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde | - |
dc.contributor.author | SENA, Isadora de Paula | - |
dc.contributor.author | LIMA, Juliana Camila Caetano de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T18:29:40Z | - |
dc.date.available | 2024-03-05T18:29:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.citation | SENA, Isadora de Paula; LIMA, Juliana Camila Caetano de. Sentidos e Significados da Violência Cotidiana no Processo de Aprendizagem da Criança na Educação Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55350 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de analisar as significações acerca da violência cotidiana e de seus impactos sobre a aprendizagem da criança no contexto da educação infantil. Com base na pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico realizou-se uma busca de conteúdos sobre o tema em algumas bases de dados, como: Portal da Capes, Google Acadêmico, Portal Scielo e sites de Universidades. Além dessas fontes, consultou-se também livros e a legislação. Os resultados apontam que o contexto social afeta diretamente o processo de aprendizagem das crianças. Que é preciso um ambiente e condições saudáveis para esse sujeito se desenvolver. Portanto, vários danos podem ser gerados e afetam desde o desempenho escolar até a capacidade de relacionar-se com o outro. O que também traz à tona a discussão sobre os problemas socioculturais causadores das desigualdades econômicas e geradores da violência. | pt_BR |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Sentidos e Significados da Violência Cotidiana no Processo de Aprendizagem da Criança na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9445170519526710 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação - CE | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Isadora de Paula Sena e Juliana Camila Caetano de Lima.pdf | 219,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons