Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55350

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde-
dc.contributor.authorSENA, Isadora de Paula-
dc.contributor.authorLIMA, Juliana Camila Caetano de-
dc.date.accessioned2024-03-05T18:29:40Z-
dc.date.available2024-03-05T18:29:40Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.date.submitted2024-02-28-
dc.identifier.citationSENA, Isadora de Paula; LIMA, Juliana Camila Caetano de. Sentidos e Significados da Violência Cotidiana no Processo de Aprendizagem da Criança na Educação Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55350-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de analisar as significações acerca da violência cotidiana e de seus impactos sobre a aprendizagem da criança no contexto da educação infantil. Com base na pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico realizou-se uma busca de conteúdos sobre o tema em algumas bases de dados, como: Portal da Capes, Google Acadêmico, Portal Scielo e sites de Universidades. Além dessas fontes, consultou-se também livros e a legislação. Os resultados apontam que o contexto social afeta diretamente o processo de aprendizagem das crianças. Que é preciso um ambiente e condições saudáveis para esse sujeito se desenvolver. Portanto, vários danos podem ser gerados e afetam desde o desempenho escolar até a capacidade de relacionar-se com o outro. O que também traz à tona a discussão sobre os problemas socioculturais causadores das desigualdades econômicas e geradores da violência.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleSentidos e Significados da Violência Cotidiana no Processo de Aprendizagem da Criança na Educação Infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445170519526710pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia, Inclusão e Educação - CEpt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Isadora de Paula Sena e Juliana Camila Caetano de Lima.pdf219,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons