Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55350

Share on

Title: Sentidos e Significados da Violência Cotidiana no Processo de Aprendizagem da Criança na Educação Infantil
Authors: SENA, Isadora de Paula
LIMA, Juliana Camila Caetano de
Keywords: Educação; Violência; Educação Infantil
Issue Date: 20-Dec-2023
Citation: SENA, Isadora de Paula; LIMA, Juliana Camila Caetano de. Sentidos e Significados da Violência Cotidiana no Processo de Aprendizagem da Criança na Educação Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho tem o objetivo de analisar as significações acerca da violência cotidiana e de seus impactos sobre a aprendizagem da criança no contexto da educação infantil. Com base na pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico realizou-se uma busca de conteúdos sobre o tema em algumas bases de dados, como: Portal da Capes, Google Acadêmico, Portal Scielo e sites de Universidades. Além dessas fontes, consultou-se também livros e a legislação. Os resultados apontam que o contexto social afeta diretamente o processo de aprendizagem das crianças. Que é preciso um ambiente e condições saudáveis para esse sujeito se desenvolver. Portanto, vários danos podem ser gerados e afetam desde o desempenho escolar até a capacidade de relacionar-se com o outro. O que também traz à tona a discussão sobre os problemas socioculturais causadores das desigualdades econômicas e geradores da violência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55350
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Isadora de Paula Sena e Juliana Camila Caetano de Lima.pdf219,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons