Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55360

Compartilhe esta página

Título: ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EM MORENO-PE: O uso de maquetes como recurso didático inclusivo da Geografia Escolar
Autor(es): SILVA, Joyce Rodrigues da
Palavras-chave: Educação Especial,; Ensino Inclusivo,; Geografia Escolar,; Novas Metodologias,; Maquete.
Data do documento: 2-Out-2023
Citação: SILVA, Joyce Rodrigues da. Estudantes com Necessidades Educativas Especiais em Moreno-PE: O uso de maquetes como recurso didático inclusivo da Geografia Escolar. 2023. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A inclusão de estudantes portadores de necessidades educativas especiais é uma exigência legislativa do Brasil, firmada inclusive como preceito constitucional. Não obstante a esta realidade, o século XXI tem vivenciado o aumento no número de doenças e transtornos mentais que refletem no crescimento do número de estudantes acolhidos pelas instituições de ensino com essas condições. A rede municipal de educação de Moreno- PE, identificou esse crescimento através da coleta de informações de matrículas dos estudantes durante os últimos anos, que geraram relatórios técnicos utilizados internamente pela Coordenação de Educação Especial do município. O presente trabalho tem como objetivo analisar o aumento no ingresso de estudantes com Necessidades Educativas Especiais no município de Moreno - PE entre os anos de 2020 a 2023, identificando as escolas que mais receberam matrículas de estudantes com essas condições, e propondo mecanismos para o que ensino de geografia na educação básica possa desenvolver-se de maneira inclusiva. Assim, foram utilizados os relatórios técnicos de matrículas dos estudantes com necessidades educativas especiais disponibilizados pela secretaria de educação do município de Moreno- PE. A pesquisa realizou-se na abordagem qualitativa e participante através do envolvimento e interação entre o pesquisador e os sujeitos envolvidos no processo da pesquisa a fim de analisar e processar os dados coletados. Para fundamentar a discussão, se realizou um levantamento bibliográfico acerca da temática trabalhada, bem como, entrevistas semiestruturadas com gestores da educação especial e professores do município e o desenvolvimento de uma aula de geografia voltada para inclusão de estudantes com necessidades especiais. Durante os anos de 2020 até o ano de 2023 foi identificado um aumento significativo no número de matrículas dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais na rede municipal de ensino de Moreno, surgindo a necessidade de entender melhor como se deu esse aumento e como a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva está sendo tratada no município, além de deixar em evidência a urgência de capacitar os docentes de Geografia para praticar um ensino inclusivo. Para tanto, apresenta-se uma proposta de plano de aula inclusivo, no qual o ensino de geografia deve basear-se em recursos lúdicos e inclusivos, como as maquetes, que foi aplicada no Colégio Municipal Baltazar Moreno, na turma do 6° ano A, com 21 estudantes que participaram da aplicação, sendo 1 com necessidades educativas especiais comprovado por laudo médico. Diante disso, novas metodologias precisam ser aplicadas em sala de aula a fim de efetivar um ensino inclusivo da Geografia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55360
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Joyce_JRHSS_VersaoFinal_assinado (1).pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons