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Título : Uso da gamificação e metodologias ativas no ensino da geografia: uma experiência do PIBID e do estágio de docência
Autor : ARAÚJO, Luiz Henrique Alves de
Palabras clave : Ensino público; Gamificação; PIBID; Metodologias Ativas
Fecha de publicación : 15-may-2023
Citación : ARAÚJO, Luiz Henrique Alves de. Uso da gamificação e metodologias ativas no ensino da geografia: uma experiência do pibid e do estágio de docência. 2024. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A educação está presente em todo o mundo e em todos os âmbitos de nossa vida, seja uma educação ética, de normas sociais ou educação escolar. A presente pesquisa tem como principal objetivo identificar as principais dificuldades e desigualdades encontradas na Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, localizada no Bairro Novo do Carmelo no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, no tocante ao uso da gamificação e das metodologias ativas no ensino da Geografia durante o estágio supervisionado obrigatório e pelo Programa Institucional de bolsas de Iniciação à docência (PIBID), realizada na Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho. Para atingir o objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: evidenciar os desafios das escolas públicas no contexto pandêmico; analisar quais são as principais problemáticas e contribuições encontradas a partir da realidade vivida pelos alunos, assim como elencar as principais dificuldades no processo de ensino/aprendizagem em decorrência da pandemia da COVID-19. No que se refere à metodologia, foram desenvolvidas quatro fases: 1) referencial teórico e a linha de pesquisa; 2) a elaboração e aplicação do questionário; 3) a elaboração e utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, TDICs da Gamificação nas aulas de Geografia; 4) análise do processo de aprendizagem a partir do uso dessas ferramentas, com o intuito de demonstrar a importância e vantagens das metodologias ativas e da gamificação. Após análise e desenvolvimento do estudo, foi constatado que um dos principais desafios encontrados no uso de jogos durante o estágio e PIBID foi a falta de conhecimento e interesse prévio por parte da docente sobre a utilização dessas estratégias pedagógicas em sala de aula. Todavia, em relação às principais contribuições, foi possível inferir que houve um aumento significativo do interesse, aprendizagem e participação dos estudantes das duas turmas nas aulas de Geografia. Esses resultados indicam que o uso de jogos pode ser uma abordagem eficaz no ensino de Geografia. Ademais, releva-se a importância de fomentar constantemente acerca das práticas pedagógicas, investindo sempre em estratégias e meios utilizados no processo de ensino e aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55361
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

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