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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55364

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Título: Endomarketing como instrumento de motivação organizacional: uma percepção dos funcionários da Italiana Automóveis Caruaru.
Autor(es): SILVA, Isabella Timóteo Patrício da
Palavras-chave: Italiana Automóveis - Caruaru (PE); Cultura organizacional; Motivação no trabalho; Satisfação no trabalho
Data do documento: 7-Dez-2011
Citação: SILVA, Isabella Timóteo Patrício da. Endomarketing como instrumento de motivação organizacional: uma percepção dos funcionários da Italiana Automóveis Caruaru. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2011.
Abstract: As organizações, com o interesse de envolver os colaboradores com sua missão e marca, fortalecer a comunicação interna, o clima organizacional e a liderança, integrar e motivar o funcionário as ações indicadas pela empresa, estas, cada vez mais apostam no Endomarketing que busca adaptar estratégias e elementos do marketing convencional para uso no ambiente interno das corporações, surge como uma nova maneira de instigar e envolver os colaboradores a desenvolver seu trabalho com êxito e motivação resultando em melhores resultados à corporação. Neste estudo tratamos sobre o endomarketing por meio do diagnóstico das estratégias utilizadas na Italiana Automóveis do Recife LTDA, tendo como objetivos específicos identificar o perfil do cliente interno, avaliar os meios de comunicação interna, averiguar se há integração na empresa, verificar o comprometimento dos funcionários, constatar a concordância ou discordância dos colaboradores quanto aos incentivos subjetivos que a empresa oferece e conferir o grau de importância dada pelos empregados à atividade que a empresa exerce, aos seus objetivos e ao campo em que atua. Na metodologia de pesquisa foi empregado um estudo quantitativo com uso de pesquisa descritiva exploratória, e como instrumento de coleta de dados fez-se um questionário que foi aplicado a uma amostra de trinta funcionários da Italiana Caruaru. Baseando-se no entusiasmo e atenção que a organização transmite ao seu cliente interno. Os resultados obtidos com a pesquisa de campo foram satisfatórios, porém foi visto que a Italiana Caruaru usa de algumas das ações do endomarketing e que estas podem ser aperfeiçoadas. Acredita-se que a implantação seria bem aceita visto que alguns destes pilares sobre este assunto já são adotados dentro da organização e quando a comunicação flui e os objetivos seguem para o mesmo resultado tanto os colaboradores quanto a organização saem ganhando.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55364
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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