Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55397

Compartilhe esta página

Título: Dos protestos de rua às petições on-line : o individualismo contemporâneo e seu impacto nas novas formas do agir coletivo
Autor(es): FELIX, Vilma Barbosa
Palavras-chave: Sociologia; Petições on-line; Movimentos sociais; Ativismo; Individualismo; Neoliberalismo
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FELIX, Vilma Barbosa. Dos protestos de rua às petições on-line: o individualismo contemporâneo e seu impacto nas novas formas do agir coletivo. 2023. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esse estudo versa sobre as novas formas de ativismo embasado nas novas tecnologias, expressado na assinatura e na criação de petições on-line. Esse tipo de ativismo vem crescendo e no Brasil teve o seu grande boom juntamente com as Jornadas de Junho de 2013. Nossa proposta se insere no contexto da globalização e dos valores do neoliberalismo, nas perspectivas das redes como potencialidade para o ativismo transnacional e na necessidade de revisão das teorias dos movimentos sociais, para que possa ajudar a dar conta dessas novas formas de ação coletiva, iluminadas por meio do apelo ao individualismo que o momento atual apresenta. Com isso em mente, analisamos especificamente o fenômeno das petições on- line como uma das ações individuais que podem colocar em xeque as Teorias dos Novos Movimentos Sociais (Melucci) e a Teoria do Processo Político (Tarrow e Tilly), nas quais se afirma a centralidade das identidades coletivas. Essas teorias são costuradas com a discussão das relações e processos democráticos em sociedades complexas, nas perspectivas de Boaventura Santos e Foucault, profundamente impactados pelas novas tecnologias da informação e comunicação e pela globalização, por meio da sua relação direta com o neoliberalismo, exposta em seus aspectos valorativos, sobretudo a ênfase no individualismo como sustentação do capitalismo contemporâneo, segundo as críticas de Harvey, Boltanski e Chiapello e Byung-Chul Han. Buscamos entender em que medida uma nova concepção de ativismo e de ações coletivas pode estar influenciada pelo individualismo característico do modelo neoliberal e como essas práticas podem agir sobre a criação das identidades coletivas, essenciais para manutenção ou formação de movimentos sociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55397
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Vilma Barbosa Felix.pdf4,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons