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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55408

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorREIS, Maria da Conceição dos-
dc.contributor.authorROCHA, Mayra Barbosa dos Santos-
dc.date.accessioned2024-03-13T14:29:29Z-
dc.date.available2024-03-13T14:29:29Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationROCHA, Mayra Barbosa dos Santos. Mulheres negras no processo de construção da identidade racial no ensino superior em Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55408-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a prática docente de professoras negras que influenciam no processo de construção da identidade racial de estudantes negras do ensino superior em Pernambuco. Este estudo contou com duas amostras de participantes,a primeira amostra foi formada por quatro professoras negras do ensino superior e a segunda foi composta por oito estudantes negras, indicadas pelas docentes através do método bola de neve. O processo de coleta dos dados foi realizado com as discentes, pormeio de entrevistas semi-estruturadas. A técnica de análise dos dados utilizada foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico desta pesquisa está apoiado nos princípios da teoria da Afrocentricidade de Molefi Kete Asante (1989), a partir desses conceitos, identificamos que as docentes são influências positivas para que outras pessoas negras se reaproximem da sua negritude. Conseguem através da sua prática pedagógica fortalecer o processo de construção da identidade das suas estudantes, utilizando atividades que possuem centralidade no povo negro. Com essas atividades, as estudantes negras passam a se sentir parte do processo de ensino e aprendizagem, valorizando elementos da história, cultura e identidade negra, sendo também, influenciadas a refletirem sobre o lugar que as pessoas pretas e pardas, em específico as mulheres, ocupam em nossa sociedade, assim como também são influenciadas pela personalidade de suas professoras, absorvendo elementos importantes através da representatividade. Pormeio desse despertar, as estudantes negras desse estudo, no processo de construção da identidade étnico- racial alcançam diferentes níveis de consciência racial, do mais elementar, tornando-se conscientes da opressão, como também, podem alcançar os níveisque exigem mais ação, caminhando para adquirir uma consciência afrocêntrica, que incentiva a lutar pelo reconhecimento e fortalecimento do seu povo, incorporando nesse processo a chegada de uma consciência vitoriosa. Desse modo, acreditamos que pretos e pardos conseguem aprender a se fortalecer com a diversidade do seu povo, e através dessas relações são influenciadas no processo de construção da identidade racial.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulheres no ensino superiorpt_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.titleMulheres negras no processo de construção da identidade racial no ensino superior em Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0704145436796475pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7351422483583281pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze the teaching practice of black teachers who influence the process of constructing the racial identity of black higher education students in Pernambuco. This study included two samples of participants, the first sample was made up of four black higher education teachers and the second was made up of eight black students, nominated by the teachers through the snowball method. The data collection process was carried out with the students, through semi-structured interviews. The data analysis technique used was Bardin Content Analysis (year). The theoretical framework of this research is based on the principles of Molefi Kete Asante's theory of Afrocentricity (1989), based on these concepts, we identify that teachers are positive influences for other black people to reconnect with their blackness. Through their pedagogical practice, they are able to strengthen the process of building the identity of their students, using activities that are central to black people. With these activities, black students begin to feel part of the teaching and learning process, valuing elements of black history, culture and identity, and are also influenced to reflect on the place that black and brown people, specifically women, occupy in our society, as well as being influenced by the personality of their teachers, absorbing important elements through representation. Through this awakening, the black students in this study, in the process of constructing ethnic-racial identity, understand different levels of racial consciousness, from the most elementary, becoming aware of oppression, but also, they can reach levels that require more action, moving towards acquiring an Afrocentric consciousness, which encourages people to fight for the recognition and strengthening of their people, incorporating in this process the arrival of a victorious consciousness. In this way, we believe that black and brown people can learn to strengthen themselves with the diversity of their people, and through these relationships they are influenced in the process of building racial identity, which is why we reinforce how significant the process of representation is.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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