Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55515

Compartilhe esta página

Título: Evidências da relação entre a adoção de IPSAS nos países e a transformação digital no setor público das economias mundiais
Autor(es): PAIXÃO, Fernando Santos da
Palavras-chave: Cidadão; Serviços públicos; Transparência na administração pública
Data do documento: 23-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PAIXÃO, Fernando Santos da. Evidências da relação entre a adoção de IPSAS nos países e a transformação digital no setor público das economias mundiais. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo desse artigo é investigar a associação entre o índice de maturidade Govtech, iniciativa do Banco Mundial para mensurar a transformação digital no setor público, e a adoção das IPSAS pelos países. O estudo utiliza o método dedutivo de natureza exploratória e descritiva. Os dados secundários foram coletados por meio de um levantamento bibliográfico e a partir do banco de dados em planilha de organismos internacionais para o ano de 2022, contemplando 130 países. Para análise dos dados, além das estatísticas descritivas, realizou-se uma regressão linear múltipla, tendo o índice de maturidade Govtech como variável dependente, o estágio de adoção das IPSAS nos países como variável independente e como variáveis de controle a liberdade de imprensa, a qualidade regulatória, a comunicação e a estabilidade macroeconômica. Os achados do estudo demonstram que o nível de Govtech nos países está relacionado positivamente com a adoção das IPSAS. Além disso, também está relacionado positivamente com as variáveis de controle qualidade regulatória, comunicação e estabilidade macroeconômica. Conclui-se que a relação entre a adoção das IPSAS e transformação digital no setor público, contribui para maior transparência das informações à população, responsabilização dos governos, ratificando com uma maior transparência pública dos países e melhor prestação de contas, podendo subsidiar os formuladores de políticas públicas para que favoreçam a disponibilização de serviços e informações públicas aos cidadãos, além de aperfeiçoar a relação entre governos e cidadãos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55515
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fernando Santos da Paixão.pdf854,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons