Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55536

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVÁLDEZ RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Weverton Souza de-
dc.date.accessioned2024-03-21T12:05:07Z-
dc.date.available2024-03-21T12:05:07Z-
dc.date.issued2024-02-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Weverton Souza de. A construção do conceito de sustentabilidade a partir de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva do ciclo de experiência kellyana. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55536-
dc.description.abstractA complexidade de muitos conteúdos de ciências no ensino fundamental influencia no processo de aprendizagem e construção de conceitos por parte dos estudantes. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo contribuir na construção do conceito de Sustentabilidade a partir de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK). A pesquisa configura-se como de abordagem qualitativa com delineamento descritivo. Acreditando que os educandos possuem a capacidade de refletir e dialogar sobre suas concepções e saberes, realizamos algumas intervenções com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal de Chã de Alegria – PE. Usamos etapas do CEK com o intuito primeiramente de identificar concepções prévias e em seguida contribuir na construção do conceito de sustentabilidade. No trabalho, usamos o Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) para analisar livros didáticos de ciências, e compreender como esse recurso contribui para o ensino aprendizagem do conceito de Sustentabilidade. Os resultados indicam que inicialmente os estudantes apresentaram dificuldade com o conceito de sustentabilidade, porém eles já possuíam conhecimentos prévios sobre a temática. Observamos que, mesmo entendendo a importância do debate da educação ambiental e da sustentabilidade para as suas comunidades, eles não sabiam conceituar de forma clara e objetiva. Finalmente, observou-se que a partir das intervenções didáticas pedagógicas, eles conseguiram fortalecer os conhecimentos e mudaram significativamente seus conceitos, se aproximando das definições formais aceitas pela comunidade científica nesta área do conhecimento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências – Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCiclo de Experiência Kellyanapt_BR
dc.titleA construção do conceito de sustentabilidade a partir de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva do ciclo de experiência kellyanapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1761038963386252pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe complexity of many science content in elementary school influences the learning process and construction of concepts by students. In view of this, the present research aims to contribute to the construction of the concept of Sustainability based on a didactic sequence developed from the perspective of the Kellyana Experience Cycle (CEK). The research is configured as a qualitative approach with a descriptive design. Believing that students have the ability to reflect and dialogue about their conceptions and knowledge, we carried out some interventions with students in the 9th year of Elementary School at a School in the Municipal Network of Chã de Alegria – PE. We used CEK stages with the aim of first identifying previous conceptions and then contributing to the construction of the concept of sustainability. In our work, we used the Educational Reconstruction Model (MRE) to analyze science textbooks, and understand how this resource contributes to teaching and learning the concept of Sustainability. The results indicate that students initially had difficulty with the concept of sustainability, but they already had prior knowledge on the topic. We observed that, even though they understood the importance of the debate on environmental education and sustainability for their communities, they did not know how to conceptualize it in a clear and objective way. Finally, it was observed that through didactic pedagogical interventions, they managed to strengthen their knowledge and significantly changed their concepts, getting closer to the formal definitions accepted by the scientific community in this area of knowledge.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Weverton Souza de Oliveira.pdf
  Item embargado até 2026-03-16
917,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons