Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55536

Share on

Title: A construção do conceito de sustentabilidade a partir de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva do ciclo de experiência kellyana
Authors: OLIVEIRA, Weverton Souza de
Keywords: Ciências – Conhecimentos e aprendizagem; Didática; Sustentabilidade; Ciclo de Experiência Kellyana
Issue Date: 15-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: OLIVEIRA, Weverton Souza de. A construção do conceito de sustentabilidade a partir de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva do ciclo de experiência kellyana. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A complexidade de muitos conteúdos de ciências no ensino fundamental influencia no processo de aprendizagem e construção de conceitos por parte dos estudantes. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo contribuir na construção do conceito de Sustentabilidade a partir de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK). A pesquisa configura-se como de abordagem qualitativa com delineamento descritivo. Acreditando que os educandos possuem a capacidade de refletir e dialogar sobre suas concepções e saberes, realizamos algumas intervenções com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal de Chã de Alegria – PE. Usamos etapas do CEK com o intuito primeiramente de identificar concepções prévias e em seguida contribuir na construção do conceito de sustentabilidade. No trabalho, usamos o Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) para analisar livros didáticos de ciências, e compreender como esse recurso contribui para o ensino aprendizagem do conceito de Sustentabilidade. Os resultados indicam que inicialmente os estudantes apresentaram dificuldade com o conceito de sustentabilidade, porém eles já possuíam conhecimentos prévios sobre a temática. Observamos que, mesmo entendendo a importância do debate da educação ambiental e da sustentabilidade para as suas comunidades, eles não sabiam conceituar de forma clara e objetiva. Finalmente, observou-se que a partir das intervenções didáticas pedagógicas, eles conseguiram fortalecer os conhecimentos e mudaram significativamente seus conceitos, se aproximando das definições formais aceitas pela comunidade científica nesta área do conhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55536
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Weverton Souza de Oliveira.pdf
  Embargoed Item Until 2026-03-16
917,51 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons