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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55551

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Eduardo Duarte Gomes da-
dc.contributor.authorGODOY, Gabriel Dias Franco de-
dc.date.accessioned2024-03-21T13:46:36Z-
dc.date.available2024-03-21T13:46:36Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationGODOY, Gabriel Dias Franco de. O Devaneio da Coruja: correspondências fílmicas e o cinema epistolar. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55551-
dc.description.abstractDe Marker a Kramer, de Cavalier a Akerman, de Kiarostami a Kawase muitos cineastas realizaram cartas filmadas, filmes-cartas e vídeo-cartas. Diferente de um filme documentário ou de uma carta escrita, o cinema epistolar se constitui de formas híbridas, heterogêneas e até “menores" à cinema- tografia. Nesta partilha sensível entre o cineasta e o espectador, entre o remetente e o destinatário, encontram-se filmes tecidos pela memória e a intimidade e que tem como horizonte a busca pelo outro. Pelo intercâmbio de vídeos que fizeram os integrantes da etnia Waiãpi conhecerem os inte- grantes da etnia Zo’é, pelos postais cinematográficos que cruzaram o atlântico no começo do século XX devido a saudades que sofriam os imigrantes Galegos na América e pela correspondência poéti- ca criada pela experimentação em vídeo dos cineastas Shûji Terayama e Shuntarô Tanikawa, esta dissertação de mestrado estuda a história das correspondências fílmicas na cultura visual relacio- nando seus exemplos na intenção de compreender a sobrevivência de seus fenômenos de origem e sua experiência estética, para assim, questionar como sujeitos que se constituem por imagens pro- vocam o encontro com o outro que se sente convocado a se corresponder por imagens.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema epistolarpt_BR
dc.subjectCorrespondência fílmicapt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectCiência das culturaspt_BR
dc.titleO Devaneio da Coruja : correspondências fílmicas e o cinema epistolarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2796842655810283pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9124646423472615pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxFrom Marker to Kramer, from Cavalier to Akerman, from Kiarostami to Kawase, many filmmakers made filmed letters, film letters and video letters. Unlike a documentary film or a written letter, epistolary cinema is made up of hybrid, heterogeneous and even “minor” forms of cinematography. In this sensitive sharing between filmmaker and spectator, between sender and recipient, films are found woven by memory and intimacy and whose horizon is the search for the other. By the ex- change of videos that made the members of the Waiãpi ethnicity know the members of the Zo'é eth- nicity, by the cinematic postcards that crossed the Atlantic in the beginning of the 20th century due to nostalgia suffered by Galician immigrants in America and the poetic correspondence created by the video experimentation of filmmakers Shûji Terayama and Shuntarô Tanikawa, this master's dis- sertation studies the history of filmic correspondences in visual culture relating their examples in order to understand the survival of their phenomena of origin and their aesthetic experience, in or- der to question how subjects that constitute themselves by images provoke the encounter with the other who feels called to correspond by images.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

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