Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55596

Compartilhe esta página

Título: O espetáculo não pode parar : as construções discursivas da Igreja Universal do Reino de Deus demarcadas entre o diabo e a prosperidade no tempo presente (2018-2023)
Autor(es): ALMEIDA, Samuel Pablo Costa de
Palavras-chave: História; Transpentecostalismo; Precariedade; Neoliberalismo; Demonização
Data do documento: 16-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALMEIDA, Samuel Pablo Costa de. O espetáculo não pode parar: as construções discursivas da Igreja Universal do Reino de Deus demarcadas entre o diabo e a prosperidade no tempo presente (2018-2023). 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A História Cultural das Religiões defende uma abordagem que historicize conceitos, credos, ritos, instituições e todos as representações ou símbolos religiosos, os quais são considerados como produções humanas. É partindo desta perspectiva que este trabalho se insere, objetivando discutir acerca das construções discursivas da Igreja Universal do Reino de Deus no Brasil, analisando os aspectos que giram em torno da figura do Diabo e das noções de prosperidade no tempo presente, especificamente entre 2018 e 2023. Para atingir as finalidades propostas, a priori, foi realizada uma revisão de literatura a partir de livros e artigos científicos já publicados sobre o assunto. Posteriormente, essas abordagens foram confrontadas com os dados obtidos por meio de uma imersão etnográfica nas agências religiosas e com as respostas das entrevistas realizadas com fiéis. Ademais, foram utilizados matérias de jornais e vídeos publicados nas redes sociais da Igreja com o fito de fazer uma análise da atuação da imprensa e dos testemunhos religiosos veiculados nas mídias. A partir disso, foi possível concluir que as lógicas desse consumo religioso são amparadas pelo contexto histórico vigente do neoliberalismo e neoconservadorismo. Por fim, há a demonização de comportamentos, crenças e experiências, ao passo que se educa o fiel por meio dos testemunhos religiosos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55596
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Samuel Pablo Costa de Almeida.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons