Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55599

Compartilhe esta página

Título: Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar?
Autor(es): PINTO, Fabiano Soares
SANTANA, Wilton Carlos de
Palavras-chave: futsal; ensino; infância; metodologia; método
Data do documento: 2005
Citação: PINTO, Fabiano Soares; SANTANA, W. C. Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar?. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital. Buenos Aires, año 10, número 85, junio de 2005. pp. 85-90.
Abstract: Procurou identificar, entre dois princípios metodológicos clássicos analítico-sintético e global-funcional qual o mais utilizado em aulas de futsal para crianças de sete e oito anos de idade. O cenário da investigação foram quatro escolas especializadas em Santa Maria (RS). Utilizou-se a técnica de observação não-participante. Observaram-se oito aulas e descobriu-se que o princípio analítico-sintético foi o único utilizado. Concluiu-se que a crença pedagógica dessas escolas é a de que as crianças aprenderão futsal praticando séries de exercícios, o que, de um lado, contribui para que aquelas se desenvolvam tecnicamente, mas, de outro lado, lhes compromete a inteligência tática.
Descrição: Documento não inclui notas de rodapé.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55599
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTANA. Iniciação ao futsal -.pdf
  Acesso restrito
95,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.